Brasil quer revogar decisão do Mercosul para liberar acordos

O Ministério das Relações Exteriores discute a possibilidade de revogar uma decisão do Mercosul, para permitir que o Brasil possa negociar acordos bilaterais de livre­comércio de forma independente, sem os outros membros do bloco.

A decisão, de 2000, estabelece o compromisso dos membros do Mercosul de negociar de forma conjunta os acordos comerciais que incluem preferências tarifárias com terceiros países.

O Brasil, por meio do Mercosul, assinou apenas três acordos bilaterais de livre­comércio –com Egito, Palestina e Israel, o único que está em vigor. O chanceler José Serra defende que o Brasil “flexibilize” o Mercosul para fechar acordos. “Vamos multiplicar desinibidamente os acordos bilaterais”, afirmou.

Existe a percepção de que a negociação com a UE (em discussão desde 1999) não avançou por causa de resistência da Argentina.

“O ministro intensificou o debate [sobre a decisão 32 do Mercosul, que trata do tema] e a questão adquiriu nova urgência”, diz uma fonte envolvida na discussão.

Os alvos para possíveis acordos bilaterais são Canadá, Japão, Coreia e EFTA (bloco formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Fonte: Folha de S.Paulo