Brexit pode favorecer avanço da exportação

A conturbada saída do Reino Unido da União Europeia (UE) tende a trazer impactos cambiais negativos às principais moedas do mundo, mas, para o Brasil, a medida tem potencial para ampliar o comércio de carnes entre brasileiros e britânicos no longo prazo.Nos últimos anos, a União Europeia criou uma série de barreiras restritivas ao comércio com o Brasil, sejam elas sanitárias ou pela imposição de cotas. Algumas dessas barreiras são tecnicamente injustificáveis e, por este motivo, esta entidade considera que após a saída daquela nação do bloco europeu, uma negociação direta com o Reino Unido poderia ser facilitada, visando o incremento das exportações brasileiras de carne bovina , avalia a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), em nota.

Aprovado por meio de referendo realizado na semana passada, o chamado Brexit ainda é muito recente para ser quantificado pelos exportadores de proteína animal com exatidão sem que sejam esclarecidas as regras de acesso ao mercado britânico , afirma a nota enviada ao DCI.

Num primeiro momento, o sócio consultor da Agroconsult, Maurício Palma Nogueira, acredita em um desgaste de ordem financeira, para o dólar, euro e libra, em consequência do processo. No entanto, um distanciamento do Reino Unido pode ajudar os produtos de maior valor agregado provenientes do Brasil, caso a saída se consolide. As exportações brasileiras para o Reino Unido representam 19% em valor e 24% em volume do que é exportado do Brasil para a União Europeia. Em relação ao total embarcado pelo País, os britânicos representam apenas 2,6% do volume enviado para todo o mundo.

No entanto, a associação lembra que o Reino Unido é um importante mercado para carne industrializada. As exportações da cadeia de proteína bovina para este mercado representa, nesta categoria em específico, 19% do valor e 23,5% do volume total exportado pelo Brasil, devido aos britânicos serem grandes consumidores de corned beef.

Dados da Abiec indicam que, entre janeiro e dezembro de 2015, as importações do Reino Unido renderam US$ 154,31 milhões, referentes às 29,16 mil toneladas de carne bovina exportadas pelo País. Deste total, US$ 126,84 milhões foi o faturamento da proteína industrializada, cujo volume atingiu 25,09 mil toneladas no ano.

Nicho gourmet

Por meio do Programa Carne Angus Certificada, realizado em parceria com a Abiec, o Brasil está em pleno processo de negociação com a Europa para embarques de cortes gourmet. Questionado pelo DCI sobre o impacto do Brexit, o coordenador técnico do projeto, Fábio Medeiros, disse que não há grande efeito pois os envios são crescentes e limitados pela rastreabilidade .

Fonte: DCI