Café com quase 50 dias sem chuva nas Montanhas

Estamos há mais de um mês e meio sem chuvas nos cafezais das montanhas em São Pedro da União, o que gera preocupação com a granação do café. Na observação com a planta dá o parecer de estar queimando as folhas.

Neste ano a falta de chuva fez com que antecipasse o término do ciclo entrando em dormência dois meses mais cedo do que era esperado geralmente, em meados julho a agosto. O que poderá ocorrer é uma antecipação nas floradas do cafeeiro.

Há previsão de chuvas para próxima semana. Se isso não ocorrer poderemos ter cafés com pouco mel no fruto. Torcemos e pedimos cautela no momento em que vemos uma colheita de pressão dos compradores para entrega antecipada, ofertando preços melhores.

Não há ao certo uma probabilidade de super safra, também não podemos dizer que será uma safra pequena diante de estudos e levantamento de regiões que investiram na produção de melhores cultivares e variedades com maior produtividade.

Os desencontros de informações da safra estão gerando um descrédito para o país, desconforto com as negociações, comércio, traders, cooperativas. Os produtores estão vivendo uma queda de braços onde quem sairá ganhando será o consumidor. O comprador tendo em mãos as informações direta do produtor faz uso de qualquer informação em mera formalidade na midia.

Seguem fotos apenas para demonstrar que necessitamos de apoio e junção dos elos que abrange a cadeia produtiva do café.

Espero que analisamos com cuidado a safra porque poderá ser uma safra de conquista de mercado e não uma safra de péssimismo.

Arruda São Pedro

Créditos Imagens: Sincal