Cafezinho com a Perfarm

“Apuração que não presta, faca que não corta”

A Agrícola Xingu, produtora de grãos do grupo japonês Matsui, em reportagem ao Valor pontuou parte de sua estratégia de crescimento. Com o foco no incremento de margens através do uso da tecnologia, eles já enxergam resultados positivos.

Ainda, atribuíram o “excelente crescimento na geração de caixa” aos incrementos de produtividade de culturas agrícolas, o que contribuiu, segundo eles, para diminuir consideravelmente o custo unitário no comparativo com 2016. O que contribuiu? A geração de caixa ou o incremento de produtividade?

Lembre-se que custos, receitas e lucros não dependem de entradas ou saídas de dinheiro – ou seja, não dependem do seu fluxo de caixa. Não ter isso bem consolidado, é um dos principais motivos de decisões errôneas.

Neste caso, é a produtividade que pode ter contribuído para redução de custos – principalmente pela diluição de custos fixos. O que pode ter ocasionado a geração de caixa mencionada, mas que nem sempre é uma verdade.

 

“Fiz um ponto lá na mata, caprichei e dei um nó”

O Centro de Previsões Climáticas (CPC) dos EUA prevê um aumento da probabilidade do fenômeno El Niño ocorrer nos próximos meses. Apesar de previsão de baixa intensidade, as chances são de 70 a 75%.

O fenômeno tende a provocar chuvas abaixo da média no Nordeste brasileiro, e chuvas acima da média na região Sul do Brasil. E agora produtor? O que fazer?

Dependendo da posição geográfica, um cenário diferente. Impacto direto nos preços das commodities. Impacto direto no cronograma agrícola adotado. Impacto direto na variedade a ser escolhida. A solução é “simples”.

Planejar-se! Ferramentas e alternativas existem. Cabe a você avaliá-las e colocá-las em perspectiva. Planeje-se para cenários pessimistas e otimistas, avaliando o retorno econômico, fatores qualitativos e mitigando riscos.

 

“Palavra de honra”

Foi divulgado o relatório final da Operação Trapaça – operação que investigou fraudes na produção de alimentos, envolvendo, entre outras empresas, a BRF. Depois disso, BRF decidiu afastar preventivamente 14 funcionários da empresa, alegando que tem “tolerância zero” contra qualquer “conduta indevida”.

Quando falamos de estratégias, não podemos deixar de lado aspectos relacionados à governança. É através dela que os valores, cultura e estratégias são desdobradas e permeiam a equipe toda. E neste sentido, qualquer inconsistência entre o que se prega, e o que se faz, é devastadora para o engajamento da equipe.

Apesar de preventivamente, a empresa preferiu afastar os indiciados, transparecendo claramente seu posicionamento quanto a uma possível conduta indevida. Isso acontece no campo, também. Muitas vezes inconsistências no que se pede e o que se faz, desmotivam trabalhadores e trazem enormes prejuízos.

Você já pensou nestes pontos? Entre outras coisas, seja consistente no que prega e faz. O agronegócio,antes de tudo, é feito por pessoas.

 

“Cochilou, o cachimbo cai”

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) reivindicou mais fundos para o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Neste caso, o propósito seria para realocar fundos para linhas de crédito para estocagem de produtos.

O armazenamento de produtos acabados, possibilita – entre outras coisas – que produtores possam buscar melhores preços de comercialização. Apesar de estar olhando para o outro lado – do preço – esta estratégia exige gerenciar muito bem este estoque (de produto acabado).

Armazenar produtos acabados (ou insumos), incorrem custos – custos de oportunidade, custos de carregamento de capital, custos diretos, etc. Diferentemente do que muitos pensam, gerenciar estoques influencia todos os custos mencionados.

Pensando nisso, publicamos um artigo recentemente sobre a gestão de estoques, discorrendo sobre sua aplicação e propósito. Sua gestão de estoques apenas monitora quantidade estocada, ou te auxilia na tomada de decisões?

Fonte:: Perfarm