Câmara dos Deputado será palco de debate pelo fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural

O deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), presidente da Frente Parlamentar de Extensão Rural e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), realizará na Câmara dos Deputados, no próximo dia 2 de dezembro, às 15h, importante debate em defesa da valorização da Extensão Rural brasileira, que celebra no próximo dia 6 de dezembro, 72 anos.

O objetivo do também extensionista rural, deputado Zé Silva, é apresentar ações para fortalecer a ATER na Câmara e no Governo Federal.

O debate será promovido de modo virtual, atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), em virtude da pandemia da Covid-19 e contará com a participação de representantes de todas as regiões do Brasil.

O evento é um desdobramento do ato de assinatura do “O Pacto pelo Fortalecimento da ATER”, apresentado pelo deputado Zé Silva na Câmara dos Deputado, em 2019, com o apoio das entidades de extensão rural (estaduais), entidades representativas da agricultura familiar, Ministério da Agricultura e a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural.

“Durante todos esses anos, os serviços de ATER enfrentaram desafios de forma continuada, experimentando, inclusive, sua extinção nos anos 90, a retomada e o desenvolvimento caminham com um orçamento ora em crescimento, ora em declínio, contudo a demanda pelos serviços de assistência técnica e extensão rural estão em constante aumento e a produção rural continua sendo a alavanca da economia no Brasil, em meio à crise”, explica Zé Silva.

Como presidente da Frente de Ater, Zé Silva apresentou projetos de lei em parceria com a entidade de Ater, Asbraer, Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber) e a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER), para o fortalecimento do serviço de Ater, tão essencial, para o desenvolvimento da agricultura do país.

Os projetos possuem entre outras medidas previsão de fontes de financiamento para o Serviço de Extensão Rural em todo Brasil.

Acesse os projetos:

  • Projeto 4369/2020– destina para assistência rural parte dos royalties do petróleo no regime de partilha
  • Projeto 4370/2020– destina parcela da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) à Anater
  • Projeto 4371/2020– institui a Política Nacional de Ater para a PNATER e PRONATER

Na avaliação de Zé Silva, o serviço de Ater no Brasil vive um momento de sucateamento. “Precisamos consolidar o serviço de Ater, como essencial. É notória, a ausência de políticas públicas nas regiões mais pobres, além do envelhecimento do quadro de profissionais, piso salarial, sobrecarga dos municípios, falta de equipamentos e tecnologias essenciais como internet banda larga, veículos para visitas técnicas, entre outros, portanto o debate é indispensável”, esclarece.

O deputado Zé Silva, apresentou ao ministro da Economia, Paulo Guedes e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, proposta de valorização do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural com investimento no valor de R$700 milhões. A proposta prevê R$ 500 milhões para o Serviço de Ater, operacionalizados pela Anater. O recurso é fundamental para o fortalecimento do serviço de extensão rural e valorização da agricultura familiar.

“Seguirei na luta pela valorização do serviço de extensão rural que é a única ligação entre o estado e o homem do campo que vivem nos grotões de nossa Minas Gerais e de todo Brasil”, afirma Zé Silva.

Participarão do evento: Dep. Heitor Shuch; a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o representante da Academia Brasileira de Extensão Rural – ABER, Hur Ben; o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural- Anater, Ademar Silva Júnior; o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães; a coordenadora da Faser, Lucia Morais Kinceler; o presidente da Contag, Aristides Veras; o presidente da OCB, Márcio Lopes; o presidente da CNA, João Martins; e o Coordenador Geral CONTRAF, Marcos Rochinski

Fonte: Frente Parlamentar da Agropecuária