Capacitação de veterinários contra Influenza Aviária começa segunda-feira

Mais de sessenta veterinários da Secretaria da Agricultura e Pecuária começam na segunda-feira o Treinamento de Emergência para Influenza Aviária. Fiscais federais agropecuários, profissionais do serviço privado e técnicos agrícolas também devem participar da capacitação.

O evento faz parte do Programa Nacional de Sanidade Avícola e acontece em duas etapas. Um módulo teórico-prático será ministrado entre os dias 16 e 20, em Porto Alegre e contará com temas como legislação do Programa Nacional de Sanidade Avícola, plano de contingência, desinfecção e biosseguridade em granjas, além de epidemiologia e preenchimento de formulários. Os participantes terão treinamento para a colheita e remessa de material e necropsia, diagnóstico laboratorial e uso de EPI’s.

Já a parte de campo, com a realização de um simulado de emergência, será realizada de 23 a 27 de março na cidade Serafina Corrêa. Nesta etapa, os veterinários e técnicos passarão por uma simulação de situação realista, com as práticas para a atuação em um foco – e o cumprimento de todas as etapas para diagnóstico, notificação e contenção da doença – fundamentais para um serviço de sanidade e vigilância eficiente.

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária animal, apoia a realização do treinamento com recursos repassados através de convênio com a Secretaria da Agricultura. O presidente da entidade, Rogério Kerber aposta neste tipo de atividade para capacitar o serviço veterinário oficial, “dando melhores condições para combater e controlar doenças e garantindo mais credibilidade junto aos mercados”.