Cavalo Crioulo registra avanço em território brasileiro em 2019

Números da ABCCC apontam para manada de 439,43 mil animais registrados e destaque para expansão no Norte e Centro Oeste

A raça Crioula encerrou o ano de 2019 com um crescimento de 3,09% no número de animais registrados no país. No total, são 439,43 mil exemplares no território nacional, contra 426,27 mil animais registrados que fecharam o ano de 2018. O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com base nos dados do Registro Genealógico da entidade.

O maior destaque percentual ficou por conta da alta no Norte do Brasil, com 5,42%, chegando a 1,07 mil animais. Já o Centro Oeste também teve amplo crescimento percentual, alcançando uma elevação de 5,25%, com 5,93 mil exemplares. Já na região Sudeste, outro foco de fomento da ABCCC, o número de exemplares fechou o ano com índice positivo de 2,06%, chegando a 6,93 mil Cavalos Crioulos, enquanto no Sul a alta foi de 3,07%, ainda com a grande maioria de 425,3 mil exemplares.

Para o presidente da ABCCC, Francisco Fleck, a raça Crioula demonstra mais uma vez a sua força e manteve o crescimento expressivo se for considerado o grande plantel da raça no país. “Seguimos com a tendência de crescimento no Centro e no Oeste do país, tornando cada vez mais o Crioulo na verdadeira raça Brasileira. O Brasil todo está abraçando a raça Crioula e reconhecendo seu valor como cavalo de sela, dócil, resistente e muito habilidoso”, salienta.

A realização de eventos nas chamadas regiões de fomento também foram determinantes para a expansão da raça no país. Em 2019 foram promovidos 1019 eventos, entre provas e exposições, com a participação de 21,3 mil exemplares. Nos próximos dias a ABCCC vai divulgar um levantamento sobre o faturamento da raça Crioula em vendas no ano de 2019.

Fonte: AgroEffective Por Nestor Tipa Júnior

Crédito: Divulgação Por José Guilherme Martini