CEPEA aponta avanço de 3,78% no PIB do agronegócio no primeiro quadrimestre de 2020

De acordo com o Cepea, em estudo realizado em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o agronegócio registrou o quarto mês consecutivo de avanço. Em abril, o crescimento foi de 0,36% em relação ao mês anterior. No acumulado dos 4 primeiros meses, o crescimento do PIB do agronegócio foi de 3,78%.

Ainda de acordo com o CEPEA, em relação aos setores, o agrícola teve uma pequena queda de 0,19% em abril, mas acumula avanço de 1,72% no ano. Já o pecuário, cresceu 1,45% no mês e expressivos 8,01% no ano.

Já em relação aos segmentos, o primário manteve o destaque em termos de crescimento, com alta de 2,21% em abril, já a agroindústria, setor mais afetado pelas medidas relacionadas à covid-19, recuou 1,08% no mês.

Para o CEPEA, tais dados refletem os preços mais elevados na comparação entre os períodos e a expectativa de maior produção na safra atual. Já para o segmento primário pecuário, o resultado positivo reflete, sobretudo, os preços elevados em 2020, com destaque para boi gordo, suínos e ovos.

Fonte/Crédito: CEPEA