Cepea/Leite: O boletim do leite de agosto

Desvalorizações devem se manter em agosto
Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a “Média Brasil” líquida de julho fechou a R$ 1,4064/litro, recuo de 8,1% (ou 12 centavos/litro) em relação ao mês anterior, em termos reais (deflação pelo IPCA de julho/19). E a perspectiva de agentes para agosto é de redução média de 4%. A queda nos preços deve ser desigual entre as regiões, em função do volume de leite disponível e da competição dos laticínios, bem como de suas estratégias de captação.

Cotações do UHT e da muçarela mantêm recuo em julho
Os preços dos derivados lácteos permaneceram em queda no mês de julho nos atacados do Estado de São Paulo. De acordo com pesquisas diárias realizadas pelo Cepea com o apoio financeiro da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o mercado se manteve enfraquecido durante todo o mês, reagindo apenas na primeira quinzena de agosto. As produções de alguns laticínios seguiram baixas e com estoques menores, por conta da fraca demanda.

Queda na importação reduz déficit da balança comercial
A importação de produtos lácteos pelo Brasil diminuiu 9,3% de junho para julho, somando 10,1 mil toneladas no último mês, o menor volume adquirido desde março de 2018. Esse cenário está atrelado à redução das compras de leite em pó.

Custos de produção permanecem estáveis
Os custos de produção da pecuária leiteira registraram estabilidade em julho. Durante o mês, os desembolsos correntes da atividade, representados pelo Custo Operacional Efetivo (COE), recuaram apenas 0,02% na “média Brasil”, composta pelos estados de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP.

Fonte: Cepea