Certifica Minas contribui para boas práticas agrícolas

O Programa Certifica Minas é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e realizado pelo IMA, Emater e Epamig. O objetivo é contribuir para que produtos agropecuários e agroindustriais possam ocupar novos mercados, nacional e internacional, de maneira mais competitiva.

A certificação é uma garantia para o consumidor de que as propriedades adotam boas práticas agrícolas em todos os estágios da produção, atendendo também às normas ambientais e trabalhistas.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão certificador oficial, responsável pelas auditorias e emissão do certificado dos grãos de café, além da autorização do uso dos selos. Já a Emater orienta os produtores e indústrias sobre as adequações de produção necessárias. A Epamig contribui no direcionamento de pesquisas e estudos para monitoramento, avaliação e aprimoramento do processo de certificação.

Com o Programa Certifica Minas várias conquistas são alcançadas por cafeicultores certificados e profissionais do setor, contribuindo para ótimos resultados para a receita do estado. Inclusive, no ano passado, Minas Gerais exportou 2.314,6 milhões de toneladas de café, movimentando US$ 315,6 milhões, tendo como principais destinos os Estados Unidos e a Alemanha. Com o selo do IMA, o café mineiro chama a atenção do consumidor nas gôndolas do estado, conquista todo o Brasil e viaja o mundo inteiro.

Um novo balanço divulgado pela Gerência de Certificação do IMA informa que foram emitidos, no ano passado, 1.123 certificados para propriedades cafeeiras. Isso significa que o IMA realizou as auditorias nestas plantações de café, verificando, entre outros, a procedência da muda, as condições sanitárias adequadas, a fertilização do solo, a área de cultivo, o manejo das pragas e doenças, a irrigação, a instalação e o armazenamento do produto. E, ainda, a gestão do processo produtivo, as boas práticas agrícolas, a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental e econômica.

O engenheiro agrônomo e gerente de Certificação do IMA, Rogério Carvalho Fernandes, comemora os novos selos de café e a confiança dos produtores no trabalho dos auditores e técnicos do estado. “Os resultados não poderiam ser diferentes, já que a parceria entre IMA, Emater e Epamig e de todo o Sistema Seapa comprovam o sucesso da certificação do café e demais produtos agropecuários. Existe muito diálogo entre nossos servidores e a capilaridade juntos aos produtores é certamente um diferencial para a nossa auditoria”, aponta Rogério, que chama atenção, ainda, para a gratuidade da certificação oferecida pelo estado para os agricultores familiares. “Muitos produtores não sabem sobre nossos serviços. Convidamos os cafeicultores e fazendeiros de outros itens agropecuários a conhecerem nosso trabalho. O selo emitido pelo IMA já comprovou que agrega valores e abre mercados”, argumenta.

Fonte: Café Point

Crédito: DP