China aprova trigo e soja importada da Rússia

A China aprovou as importações de trigo da região russa de Kurgan, informou a alfândega chinesa na semana passada, aproximando a Rússia da meta de aumentar drasticamente as exportações de grãos. Ele também aprovou a importação de soja de todas as partes da Rússia, informou também a Administração Geral das Alfândegas em comunicado separado em seu site, tendo suspendido as importações de soja dos EUA à medida que a disputa comercial entre Pequim e Washington se aprofundava.

A China foi o maior comprador de soja dos EUA até Pequim ter imposto 25% sobre os embarques no ano passado em resposta às tarifas dos EUA sobre uma série de produtos chineses. A Rússia, já a maior exportadora de trigo do mundo, planeja investir bilhões de dólares em infraestrutura e logística de grãos com o objetivo de elevar suas exportações da commodity para pelo menos 55,9 milhões de toneladas até 2035.

A cifra, delineada em uma estratégia de 2035 publicada pelo Ministério da Agricultura da Rússia no início deste mês, pode chegar a 63,6 milhões de toneladas, mostraram as previsões do “cenário otimista”. Este ano, a Rússia deverá exportar 41,9 milhões de toneladas de grãos, incluindo 31,4 milhões de toneladas de trigo, segundo a SovEcon, uma das principais consultorias agrícolas da Rússia.

O suprimento de grãos russo pode ter um papel importante no plano do presidente Vladimir Putin, anunciado há um ano, de aumentar as exportações de produtos agrícolas para US$ 45 bilhões até 2024. O ministério da agricultura está encarregado dessa iniciativa. A China já está importando trigo de outras seis regiões russas.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems