Chuva deve interromper colheita no Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba

Assim como ocorreu na semana passada na metade sul do país, a previsão é de que uma invernada se concentre na metade norte a partir da próxima terça-feira (4/2). A formação deve trazer chuva contínua às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“A previsão é de que o tempo feche e interrompa todas as atividades de campo, principalmente a colheita da soja e o plantio do milho safrinha, alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Ele também destaca as dificuldades que os produtores devem enfrentar durante a forte chuva. “Muito cuidado na hora de dessecar suas lavouras de soja essa semana porque semana que vem há grandes chances que essas chuvas não possibilitem os trabalhos no campo”, ressalta.

Até lá, Estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e região do Matopiba devem ter apenas pancadas de chuva. Segundo a Rural Clima, essa precipitação irregular possibilitará a colheita da soja e posterior plantio do algodão e do milho safrinha

Instabilidade na metade sul

Na metade sul do país, a tendência é de chuva até segunda-feira (3/2). As áreas de instabilidade começam a partir desta quinta-feira (29/1), trazendo chuva mais expressiva em grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul até São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A chuva seguirá até o fim da semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, informou a Rural Clima. “Na semana que vem, ocorrerão pancadas de chuva, possibilitando a manutenção da umidade do solo e condições muito boas para o desenvolvimento das lavouras”, afirma Marco Antonio.

Fonte: Cenário MT

Crédito: Viviane