Chuvas paralisam a colheita de trigo no Paraná

Fortes precipitações ocorrem principalmente no Oeste, Sudoeste e Sul do estado

Relatórios recebidos do interior do estado registram que a colheita do trigo, que já está com mais de 61% de maturação, estão suspensas pelas fortes chuvas que ocorrem, principalmente na parte Oeste, Sudoeste e Sul do estado do Paraná. As informações são da T&F Consultoria Agroeconômica.

Na região de Dois Vizinhos, no sudoeste do estado, nos dois últimos dias, os municípios que compõem o núcleo regional foram atingidos por chuvas torrenciais, que travaram o manejo daquelas culturas que precisam ser colhidas, como o trigo, semeaduras como a soja e realização dos tratos culturais, como o milho.

Em Ivaiporã, no centro do estado, dia nublado com alta umidade pela manhã e temperatura de 18ºC. Poderá chegar aos 28ºC no período da tarde. A colheita de trigo, que vinha sendo feita a todo vapor com tempo seco, agora parou com cerca de 50% já colhido. Muitas lavouras foram colhidas com umidade para evitar período chuvoso. Seu rendimento está sendo inferior ao estimado devido a estiagem do mês de julho.

Em Laranjeiras do Sul, no Oeste do Estado, manhã de céu nublado, mas sem chuvas nesse momento. Ontem ocorreram chuvas de forte intensidade, com volumes de até 50 mm em algumas localidades.

Segundo a Somar Meteorologia, a instabilidade climática deve permanecer até a próxima semana, com possibilidade de grandes volumes de precipitações a partir de segunda-feira. “As chuvas constantes já preocupam bastante os produtores de trigo. Apenas 10% da área foi colhida e boa parte do produto no campo se encontra em ponto de colheita. Se as previsões do tempo se confirmarem, a tendência é de perdas de qualidade e incidências mais severas de doenças”, comenta o analista Luiz Fernando Pacheco.

“As previsões da meteorologia para esta quinta-feira são de que o eixo da frente fria se desloca pelo oceano em direção a região Sudeste do País. Porém, no Paraná o tempo segue instável com pancadas de chuvas isoladas, principalmente entre as regiões da metade norte e o leste do Estado. As temperaturas ficam amenas da Região Metropolitana de Curitiba ao Litoral devido a maior cobertura de nuvens, em contrapartida no Oeste, Noroeste e Norte o tempo fica abafado no decorrer da tarde”, conclui a T&F.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems