Circuito Tecnológico fará diagnóstico da produção de milho em Mato Grosso

Pesquisadores da Embrapa e técnicos da Aprosoja percorrerão mais de 10 mil quilômetros na próxima semana avaliando as lavouras de milho em Mato Grosso. A atividade faz parte do Circuito Tecnológico – Etapa Milho, que terá início na segunda-feira, dia 6.

Ao longo da semana, quatro equipes visitarão lavouras, entrevistarão produtores e consultores técnicos para fazer um diagnóstico da safra de milho nas quatro principais regiões produtoras do estado: Sul, Leste, Oeste e Médio Norte.

A expectativa da organização é de visitar ao menos 150 propriedades. Em cada uma delas as equipes avaliarão como época e desempenho de semeadura, adubação, manejo de pragas e doenças, estande de plantas, quais as demandas dos agricultores, quais as tecnologias estão sendo utilizadas, entre outras questões.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Alexandre Ferreira, o Circuito é uma forma de se ter um diagnóstico mais preciso da cadeia produtiva e levantar demandas para a pesquisa e transferência de tecnologia.

“Esse contato com os produtores é muito bom, pois podemos de ver de perto quais são as demandas e dificuldades deles. Destas visitas e das entrevistas tiramos temas para novas pesquisas e percebemos a necessidade de melhorar o processo de transferência de tecnologia, pois muitas vezes a ciência já tem a solução para determinado problema”, afirma Alexandre Ferreira.

Esta é a segunda edição do Circuito Tecnológico do Milho. As informações coletadas no ano passado geraram uma publicação e já estão balizando a definição de novos projetos de pesquisa.

Milho em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que na safra 2014/2015 a produção de milho em Mato Grosso seja de 15,3 milhões de toneladas. Isso representa uma redução de 2,5 milhões de toneladas em relação ao que foi produzido no ano anterior. Entre as causas para o menor volume está o atraso na semeadura da safra de soja devido ao início tardio do período chuvoso. Isso fez com que a colheita da soja se prolongasse até o mês de março, reduzindo a janela de plantio do milho.
Ainda de acordo com o Imea, a área plantada com milho neste ano em Mato Grosso é de cerca de 3 milhões de hectares, 8% menor do que o plantado no ano passado.

Por: Gabriel Faria (mtb 15.624/MG JP)
Embrapa Agrossilvipastoril