Clima instável acelera a colheita de grãos no Centro-Oeste brasileiro

Produtores de soja do Mato Grosso já colheram 5,62% da área plantada

Dezembro foi um mês desafiador para os produtores de soja no Brasil. Com veranicos em quase todo o país, grande parte da produção nacional sofreu quebra e a expectativa é de redução na projeção inicial de safra feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de 120,6 milhões de toneladas para 118,8 milhões de toneladas dessa cultura. Por isso, sojicultores do Mato Grosso estão se antecipando e já iniciaram a colheita do grão nas lavouras do estado. Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), 5,62% da área plantada já foi colhida, número 4,33% superior ao registrado no ciclo 2017/2018 para o período.

“A safra de soja foi a que mais enfrentou os efeitos da estiagem. Mesmo assim, a redução da produtividade não foi severa, sendo que temos a expectativa que o adiantamento da colheita somado a melhores condições climáticas em janeiro devem manter os índices nos patamares atuais”, explica o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

O Mato Grosso do Sul também iniciou de forma antecipada sua colheita da safra de soja, segundo a Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS). A estimativa da Associação é que entre os meses de janeiro e fevereiro haja uma estabilização no clima, com chuvas melhores distribuídas e temperaturas mais amenas. Ainda de acordo com a Aprosoja/MS, O veranico dos meses anteriores causou uma quebra de 11% na produtividade da cultura, reduzindo a projeção inicial de 10 milhões de toneladas para 8,9 milhões de toneladas.

Milho

A primeira safra de milho recebeu menos impactos do veranico do que a soja. A Conab projeta que a cultura deve registrar alta de 2,4% em comparação ao ciclo anterior (de 24,46 milhões de toneladas para 26,81 milhões de toneladas). O Mato Grosso também irá registrar aumento em sua produção, chegando a 101,9 milhões de toneladas, índice 2,36% superior à 2017/2018 (quando foram registradas 99,6 milhões de toneladas), de acordo com o Imea. Já no Mato Grosso do Sul a grande expectativa é com a safrinha (milho segundo safra), que deve alcançar 8,7 milhões de toneladas, ante 6,3 milhões do ciclo anterior, um acréscimo de 38,5%, segundo informações do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS)

E esse será o cenário que a Expedição Safra irá visitar entre os dias 21 de janeiro e 1º de fevereiro. A equipe de técnicos e jornalistas irá percorrer as cidades de Sorriso, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Cuiabá e Rondonópolis no Mato Grosso, além de São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Dourados e Naviraí no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Agrolink c/Inf. Assessoria