Climatempo apresenta Radar Agro, único do mercado a oferecer monitoramento de chuva em tempo real, durante a Agrishow 2019 

Maior empresa de meteorologia do país também traz o novo aplicativo Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão 4.0, que oferece aos produtores previsão meteorológica e índice de favorabilidade de doenças na lavoura

São Paulo, abril de 2019 – A Climatempo, maior empresa privada de meteorologia do país, chega a 26º edição da Agrishow cheia de novidades. Durante o evento, que acontece de 29 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a empresa apresenta duas das principais ferramentas de seu portfólio para o monitoramento das condições meteorológicas no campo: o Radar Agro e o Agroclima PRO. “Estamos trazendo tecnologias inovadoras que, juntas, ajudam o produtor a transformar o clima em seu maior aliado no campo. As soluções integradas ajudam os agricultores a otimizar processos, como a aplicação de defensivos, produzir safras mais sadias e, consequentemente, aumentar a rentabilidade”, explica Patrícia Madeira, diretora de Produtos e meteorologista da Climatempo.

O Radar Agro é o único do mercado a oferecer alertas de chuva para as próximas horas por setores da fazenda, permite que o produtor reduza custos diários, principalmente com um bom planejamento para as aplicações de defensivos. Desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, o aparelho funciona de maneira bastante simples. Basta ser instalado em um ponto fixo da fazenda para que ele emita pulsos eletromagnéticos em todas as direções, identificando e captando a movimentação das precipitações. Também é possível programar giros de 360º a cada minuto ou de acordo com a necessidade, a partir da consultoria dos profissionais da Climatempo, aumentando sua eficiência.

Conectado à plataforma Agroclima PRO, o Radar Agro permite que o produtor tome decisões para tarefas do dia a dia com maior segurança. “A integração possibilita que, após as chuvas, os produtores acompanhem pelo dashboard da ferramenta o mapa do acumulado de chuva hectare por hectare da fazenda. Por meio de gráficos específicos, o agricultor consegue colher informações precisas para definir as próximas ações na lavoura”, afirma Patrícia.

Previsão do tempo e informações na palma da mão

Os visitantes da Agrishow também vão poder conhecer de perto a nova versão do Agroclima PRO: um aplicativo com o qual o agricultor vai poder acompanhar as previsões do tempo para 72 horas, 15 dias e às tendências climáticas para os próximos seis meses. Dados que permitem um planejamento muito mais assertivo da safra e o controle efetivo das lavouras.

O app também traz o índice de favorabilidade de doenças para o desenvolvimento das culturas. Os dados ajudam o agricultor a aumentar a efetividade do manejo, possibilitando que ele realize a aplicação dos defensivos agrícolas no momento certo e na quantidade exata, minimizando custos e impactos ao meio ambiente. Uma informação valiosa já que, de acordo com levantamento da Embrapa, o agronegócio brasileiro perde cerca de R$ 55 bilhões por ano com o ataque de pragas e doenças. O app ainda possibilita a conferência diária do ponto de orvalho e o acompanhamento dos índices de chuvas na região onde está instalada a fazenda.

O app do Agroclima PRO chega para complementar a atuação multicanal da ferramenta, que já conta com uma versão para desktop e com o envio de informações exclusivas para os assinantes pelo WhastApp.  Em breve, o app deve receber novas funcionalidades, já disponíveis nas demais versões, como o monitoramento do índice NDVI – que permite detectar focos de pragas, doenças ou deficiência nutricional – e do balanço hídrico.

Um espaço para novas tecnologias

O estande do Agroclima PRO na Agrishow ainda vai trazer outras novidades de parceiros da ferramenta. A Perfect Flight, startup do setor agro, apresenta o sistema Perfect Flight App, que permite uma pulverização aérea mais assertiva e é capaz de gerar mapas que possibilitam visualizar as faixas de aplicação e as áreas de proteção ambiental, além de gerar relatórios de análises das pulverizações. O sistema foi construído em ambiente de nuvem (cloud computing) e pode ser executado em qualquer computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.

Já a Metos Brasil traz algumas de suas estações meteorológicas. Os equipamentos de última geração suportam mais de 400 sensores e permitem medir além das variáveis climáticas, dados de umidade e temperatura do solo, molhamento foliar, diâmetro de caule, pH e condutividade elétrica da água, hidrômetros, entre outros.

A Hummingbird Technologies mostra sua tecnologia de ponta que une inteligência artificial, análise de dados e algoritmos específicos para gerar mapas completos da situação das lavouras.

SERVIÇO – Climatempo na Agrishow

Quando: De 29 de abril a 3 de maio de 2019, das 8h às 18h

Onde: Estande C1A1 | Rod. Antonio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto (SP)

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.

Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão. A parceria estratégica dá a Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços e energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Fonte: Linhas Comunicação