CNA lança Comissão Nacional de Irrigação no 8º Fórum Mundial

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai lançar durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, uma Comissão Nacional para tratar do uso da água na agricultura. A iniciativa pretende reforçar a importância do recurso como insumo estratégico para a agropecuária brasileira.

“A CNA entende que a água é o assunto que vai nortear o crescimento da agricultura, por isso decidiu ampliar as discussões da subcomissão de recursos hídricos que existe hoje para a comissão nacional. Será uma oportunidade de avançar com as demandas do setor”, afirma o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias Filho.

A Comissão Nacional será composta por CNA, Federações de Agricultura e Pecuária e Associações de Irrigantes e vai atuar como ponto focal de discussões das ações, políticas e posicionamentos do setor sobre o uso da água para a agropecuária.

O trabalho da Comissão será feito diretamente nas discussões do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, no Executivo e Legislativo. “Ter um espaço para discutir nacionalmente o tema será um diferencial para o desenvolvimento da agricultura como um todo,” acrescenta Nelson Ananias.

Um dos itens da pauta da nova comissão da CNA é a migração da pasta da irrigação, que atualmente está no Ministério da Integração Nacional, para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Entendemos que a Irrigação se enquadra melhor nas competências do Ministério da Agricultura porque exige uma gestão de políticas voltadas ao desenvolvimento do agronegócio.”

Fonte: CNA