Cogumelos são essenciais para conservar o planeta

Os fungos ectomicorrízicos cobrem as raízes, aumentando a capacidade de absorção de água e nutrientes pelas árvores. Contribuem assim decisivamente para a vitalidade e desenvolvimento das florestas.

Em um contexto de mudança climática, sem a ajuda de fungos, as árvores teriam ainda mais dificuldade em sobreviver em condições cada vez mais áridas. Os fungos podem desempenhar um papel fundamental na adaptação das florestas às mudanças globais.

Por sua vez, os fungos micorrízicos recebem das árvores os nutrientes de que precisam para prosperar. As árvores contribuem dessa maneira para mitigar as mudanças climáticas, reduzindo a concentração de CO2 na atmosfera. Mas os fungos ectomicorrízicos são um dos principais responsáveis pelo armazenamento desse carbono no solo da floresta.

No entanto, pesquisas globais que promovemos da Iniciativa Global de Biodiversidade Florestal sugerem que as mudanças climáticas podem reduzir significativamente a simbiose ectomicorrízica globalmente. A sua substituição por outros tipos de simbiose menos eficientes no que diz respeito ao armazenamento de carbono aumentaria o CO exacerbando o círculo vicioso das mudanças climáticas.

De acordo com o portal ambientum.com, autor dessas informações, onde os fungos ectomicorrízicos predominam, as árvores tendem a crescer em grupos densos da mesma espécie. “Por outro lado, onde predominam outras micorrizas, a diversidade de espécies é geralmente maior. Não é de surpreender que fungos patogênicos comestíveis, como Armillaria mellea, sejam fundamentais nos processos de mortalidade e regeneração da floresta e, portanto, em sua diversidade”, completa.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems