Com apoio da Emater, produtores de soja reduzem uso de agrotóxicos

A Emater vai retomar neste início de novembro as ações do Programa de Manejo Integrado de Pragas na cultura da soja. A Iniciativa tem o objetivo de levar orientação técnica aos produtores, em 92 municípios, para diminuir o número de aplicações de venenos no controle de pragas, garantindo a produtividade, o aumento da renda e a preservação dos recursos naturais.

Embrapa/Soja, prefeituras, cooperativas, universidades e empresas de planejamento são parceiras do Instituto neste trabalho.

Para desenvolver o projeto, a Emater vai contar com a colaboração de cerca de 150 agricultores. Eles vão entregar suas plantações aos cuidados dos técnicos do Instituto que semanalmente vão visitá-las para monitoramento do que está acontecendo com a cultura. “Nesse monitoramento, junto com o produtor, usando um instrumento simples chamado pano de batida, é feita uma amostragem em pontos aleatórios dentro da plantação, identificando e contando todos os insetos”, explica o engenheiro agrônomo Nelson Harger, coordenador estadual do projeto Grãos, da Emater.

Segundo ele, são essas informações e mais a análise de outros fatores como a previsão do clima, por exemplo, que orientam a decisão do técnico de receitar ou não uma pulverização com veneno. “A estratégia é retardar ao máximo o uso da ferramenta química. Isso dá tempo para que naquele ambiente se estabeleça um equilíbrio biológico, situação em que os inimigos naturais se encarregam de controlar as pragas indesejáveis”, explica Harger.

Fonte: Gazeta do Povo