Com experiências imersivas da Sábios, Raízen treina 500 motoristas em todo o Brasil

 

Plataforma tecnológica traz experiências de avaliação e gerenciamento de riscos. Companhia pretende diminuir acidentes e derrames de cargas ao fortalecer cultura de prevenção junto aos profissionais

A Raízen, empresa integrada de energia e uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, está usando experiências imersivas para capacitar cerca de 500 motoristas terceirizados que realizam o transporte de combustível até os postos de todo o país. A experiência foi desenvolvida pela Sábios, uma edtech que atua há 12 anos com tecnologias imersivas para ajudar grandes indústrias a aumentarem a performance dos colaboradores. Com esta parceria a Raízen pretende melhorar o desempenho dos profissionais, prevenir acidentes de trabalho, contaminações e derrame de combustível durante a descarga.

André Luiz Coneglian Lazari, assessor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do setor de logística da Raízen, explica que esta é a primeira vez que transportadores terceirizados participam de um treinamento usando uma plataforma integrada, que une gamificação e inteligência artificial. A escolha por este tipo de tecnologia foi baseada em experiências executadas também pela Sábios em outras áreas dentro da companhia.

“Percebemos que a educação imersiva vem mostrando resultados surpreendentes em outros setores e também queremos apresentar uma didática diferente aos nossos parceiros. Com este método, eles irão relembrar todo o processo de uma descarga segura, algo que já aprendem nos treinamentos em suas transportadoras, mas que, com essa interação, devemos fortalecer a cultura de prevenção de acidentes, valorização da vida e cuidados com o meio ambiente”, reforça Lazari.

Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios, explica que o uso de gamificação associado ao storytelling e tecnologias como realidade virtual e aumentada, vem crescendo nos últimos anos, principalmente pelos bons resultados no aumento do engajamento dos participantes e maior retenção do conhecimento, que chega a 90% se comparado com treinamentos tradicionais. Além disso, ajuda a prevenir os acidentes causados por falhas nos processos operacionais e técnicos relacionados à gaps de cultura, comportamento e habilidades que não haviam sido mapeados e monitorados anteriormente.

“Isso acontece porque, ao se confrontar com situações reais do seu dia a dia de forma gamificada, a pessoa interage com a história dela, porém em um ambiente virtual e seguro, onde aprende a lidar com suas próprias emoções. O resultado é que o cérebro acaba sendo treinado para tomar a melhor decisão caso aquela situação difícil e, muitas vezes, de risco ocorra na vida real. Isso é possível através da nossa metodologia baseada em neurociência”, explica.

Como funciona

O projeto desenvolvido pela Sábios, chamado Descarga Segura, vai abranger cerca de 500 motoristas que fazem o transporte de combustível até os postos de todo o país. São profissionais terceirizados e credenciados pela Raízen, que têm acesso à plataforma da Sábios por meio de um QR Code, que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar pelo computador, celular ou tablet com internet.

A experiência, lançada em janeiro, está dividida em três experiências: descarga segura de combustível, avaliação e gerenciamento de risco e situações difíceis e abordagem com o cliente. Todas as situações do game online foram desenvolvidas pela psicóloga Marli Arruda, que mapeou, junto aos motoristas, os problemas enfrentados diariamente por eles e suas características. Com isso, o personagem principal é o motorista, que recebeu o nome de Januário.

Na simulação, Januário precisa executar funções que já desempenha no dia a dia, como carregar o caminhão, pegar a estrada e entregar o combustível ao cliente com total segurança e sem derrames. A diferença é que com a gamificação, o motorista poderá vivenciar situações mais complexas e solucionar problemas em um ambiente virtual.

Com o uso de inteligência artificial, a plataforma Sábios consegue identificar, medir, adaptar e recomendar ao usuário o que ele precisa desenvolver para melhorar suas habilidades, atitudes e comportamentos referentes àquele processo/operação. Esses resultados proporcionarão tomadas de decisões estratégicas dos gestores da Raízen com o propósito de melhorar a performance do negócio como um todo.

Outros resultados

A Raízen adotou as experiências imersivas e metodologia própria da Sábios em 2017. Em quatro anos, já foram mais de 5,2 mil colaboradores impactados. Os projetos foram desenvolvidos nas áreas de carregamento de etanol, abastecimento de aeroportos, sinalização e segurança nos postos Shell, além das usinas e terminais.

Augusto Oliveira, responsável pelo setor de Segurança de Combustíveis, comenta que a aderência da plataforma à realidade rotineira dos trabalhadores faz com que treinamentos, em especial os de influência comportamental, sejam mais eficazes. “É uma ‘brincadeira de gente grande’ que traz conceitos valiosos e conteúdos importantes de modo que o funcionário aprende de forma lúdica”. Como resultado, a área está desenvolvendo o módulo avançado dessa experiência.

Com isso, a Raízen acompanha o desempenho individual e em grupo de seus operadores e técnicos, identificando os problemas relacionados ao conhecimento e comportamento para atuar de forma mais precisa no desenvolvimento de suas equipes. Para 2021, além do projeto com os motoristas, a Sábios está desenvolvendo mais seis experiências para outras áreas dentro da companhia, incluindo operações marítimas e fluviais. Sobre a Sábios

A Sábios é uma empresa de tecnologia e inovação que une educação, tecnologias imersivas e inteligência artificial para diagnosticar e melhorar a performance de pessoas e organizações. Possui metodologia e plataforma próprias, onde é possível vivenciar experiências imersivas e acompanhar em tempo real indicadores e gaps de performance em competências, comportamentos e cultura. São contextos reais do dia a dia simulados em um ambiente digital e seguro. A metodologia Sábios é baseada em neurociência e utiliza técnicas de gamificação e storytelling para atrair, envolver e prender a atenção das pessoas, aumentando a retenção do aprendizado por meio da imersão e envolvimento emocional durante a interação com as experiências. A plataforma tecnológica capta dados destas interações e, por meio do machine learning, analisa e mapeia detalhadamente indicadores e gaps de performance, permitindo o desenvolvimento de ações e estratégias eficazes para melhorar o desempenho das pessoas.

A edtech foi fundada em 2009 em Florianópolis (SC), onde possui sua sede física, mas atua em todo o Brasil e atende mais de 50 companhias, principalmente grandes indústrias nacionais e multinacionais. São mais de 500 mil pessoas impactadas. Em 2020, a Sábios também começou a atuar na educação formal com uma plataforma para avaliação da performance de aprendizagem escolar por meio de experiências imersivas e inteligência artificial. Também criou o Sábios Academy, voltado para profissionais de mercado e pequenas empresas que queiram se atualizar vivenciando experiências imersivas temáticas e genéricas.

Fonte: Dialleto