Com feriado do Independence Day nos EUA, bolsas e Chicago e NY não operam nesta 2ª feira

Nesta segunda-feira, 4 de julho, comemora-se o Dia da Independência nos Estados Unidos, um dos feriados mais importantes do país. Em função disso, as bolsas de Chicago e Nova York não operam hoje. Os negócios serão retomados nesta terça-feira (5). No Brasil, o mercado interno funciona normalmente, porém, sem a referência internacional para as commodities.

A semana foi agitada para o mercado da soja. Se para a Bolsa de Chicago os novos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxeram volatilidade ao andamento dos futuros da oleaginosa no cenário internacional, internamente a despencada do dólar tirou o ritmo dos negócios no Brasil e ganhou a atenção de traders e produtores rurais.

Ao mesmo tempo, o período é de término de mês, de semestre e os investidores também buscam reajustar suas posições e retomar seu fôlego para a segunda metade do ano. Junho termina, porém, com forte oscilação nos preços, já que foi no seu início que a soja brasileira chegou a bater nos R$ 100,00 por saca.

Aproveitando os melhores momentos, o Brasil já comercializou mais de 80% da safra 2015/16 e o sojicultor conseguiu se capitalizar para, nesse momento, adotar uma postura mais defensiva e concluir suas vendas em momentos ainda mais oportunos, segundo acreditam analistas e consultores de mercado.

Fonte: Notícias Agrícolas