Comissão das Produtoras Rurais define pautas para 2015

Com o objetivo de planejar novas ações e projetar cenários e perspectivas para 2015, a Comissão das Produtoras Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) se reuniu na última quinta-feira (26), na sede da Federação, em Goiânia. Entre os principais temas abordados na reunião, destacaram-se a conscientização não só da mulher, mas de toda a família a respeito da sucessão familiar; a divulgação de informações e esclarecimentos acerca da previdência social. Por fim, falaram sobre a questão do engajamento e participação da mulher na vida tanto da família quanto nos sindicatos e comissões.

Estiveram presentes na reunião representantes dos sindicatos de Cromínia, Itarumã, Rubiataba, Jataí, Ipameri e Piranhas. O gerente sindical da Faeg, Antelmo Teixeira, deu início ao encontro, abordando a importância das organizações para o sistema sindical, mostrando que discussões produtivas e positivas que surgem nas comissões são capazes de solucionar problemas que afetam o sistema todo. Além disso, destacou a importância do engajamento por parte das mulheres, em relação à preocupação com as questões do campo.

A sucessão familiar, um dos temas a serem trabalhados em 2015 pela comissão, é um dos percalços que o produtor enfrenta há muitos anos. A divisão de tarefas e do entendimento sobre os negócios da família é algo pouco trabalhado. Esse desconhecimento acaba por afetar toda a vida familiar, principalmente em momentos, por exemplo, em que há o falecimento do marido, que geralmente é quem comanda os negócios. Dessa forma, a esposa acaba tendo que arcar com todas as decisões.

Acerca da sucessão familiar, a 1ª vice-presidente da Comissão, Sônia Aparecida Bonato, destacou a importância de se trabalhar com os jovens. “Os filhos saem para estudar e assim que voltam o interesse é outro, então nosso papel é saber, juntamente com os pais, a melhor forma de atuação em relação a esses jovens para aproximá-los da sucessão rural, senão o campo vai acabar. O filho pode cuidar dos negócios da família caso os pais queiram aposentar”, explicou.

Previdência Social
No caso da Previdência Social, as principais demandas e atividades estabelecidas durante a reunião dizem respeito à necessidade de se criar políticas para discutir a previdência no meio rural. O objetivo é mostrar a importância da contribuição e também conscientizar os jovens, que já podem começar a contribuição desde cedo. A presidente da comissão, Solange Duarte Rodrigues, ressaltou que esta conscientização pode ser trabalhada juntamente com o Faeg Jovem, uma comissão voltada para os jovens do meio rural ainda em desenvolvimento.

A questão do entendimento sobre o cenário político também esteve em pauta durante a reunião. No meio rural, por exemplo, este assunto é pouco trabalhado e entender isso é essencial para todos, uma vez que ajuda a compreender a responsabilidade de cada um no meio social. Outro ponto a ser trabalhado em 2015 pela comissão é a melhora da autoestima das mulheres, afinal, segundo Solange Rodrigues, a mulher, além de parte importante do cenário familiar, é uma peça chave na realização de atividades, uma vez que tem maior percepção para trabalhar na área social.

De acordo com a presidente, o próximo passo é disseminar as informações em todos os sindicatos, mostrando do que se trata a comissão de produtoras e levantando a realidade do local e dos temas que queiram trabalhar com os produtores e suas famílias.

Ela ressaltou ainda que o desafio inicial é basicamente o enfrentamento de uma cultura já estabelecida na maior parte do estado, ou seja, uma cultura onde a mulher é muitas vezes submetida ao homem. “Não é fácil enfrentar essa cultura, mas com a equipe que montamos aqui hoje e com o apoio técnico da Faeg e do Senar Goiás, iremos conseguir atingir e conscientizar cada vez mais produtores, produtoras e famílias”, disse.

Comissão das Produtoras Rurais
A Comissão das Produtoras Rurais de Goiás, criada no ano de 2010, surgiu com o objetivo de atuar com mais ênfase nos programas de responsabilidade social do Sistema Faeg/Senar, como o Agrinho e o Campo Saúde. A comissão é a 14ª a implementar o quadro de comissões do Sistema.

As primeiras demandas da criação da Comissão surgiram durante um encontro de Dirigentes, Empreendedores e Lideranças Rurais realizado pelo Sistema Faeg/Senar em dezembro de 2009, em Caldas Novas. Em reunião realizada em 2010, em que foram definidas as diretrizes da comissão, estiveram presentes 40 produtoras rurais de cerca de 30 municípios goianos.

Por: Douglas Freitas FAEG