Comissão de cana-de-açúcar da Faeg discute demandas do setor

A Comissão de Cana-de-açúcar e Bioenergia da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) discutiu nesta terça-feira (15), os resultados finais da safra 2017/18 de cana em Goiás e as expectativas para a próxima safra 2018/19, além de destacar os dados dos custos de produção, colheita, área plantada e a dinâmica do setor no estado. Na ocasião, também foram discutidas as ações em nível federal para a melhoria e desenvolvimento da cadeia produtiva no Brasil. A reunião contou com a presença de lideranças do setor, representantes de entidades e produtores.

RenovaBio

Um dos assuntos também discutidos na reunião foi o RenovaBio, nova Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/2017, cujo objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no Brasil e aumentar a participação na matriz energética. “Destacamos os benefícios e as expectativas com a nova plataforma, porém, ainda há muitas dúvidas sobre a participação direta do produtor independente no processo de regulamentação da lei”, destacou o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves.

Consecana

Ao final da reunião, foi discutido sobre o Consecana, conselho que rege as regras determinadas por um conselho paritário e que define os parâmetros a serem seguidos no processo produtivo, especialmente o preço dos produtos derivados da cana. “Negociações para uma atualização desses parâmetros estão em andamento, já que se encontram defasados desde 2006”, ressaltou Alexandro.

Presenças 

Estiveram presentas na reunião, o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade, o vice-presidente da Organização dos Plantadores de Cana do Centro Sul (Orplana), Gustavo Rattes, o presidente da Associação de Fornecedores da Região de Quirinópolis (Aprocana), Oscarino Martins, o presidente da Associação da Região de Goiatuba (AFC Bom Sucesso), diretor da Associação de Fornecedores da Região de Rio Verde (Apmp), Paulo Henrique Garcia, o presidente da Associação de Parceiros e Produtores da Região Centro (Aprocentro), Rodolfo Chavaglia, presidente Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), José Ricardo Severo e assessores convidados, da Comissão Nacional de Cana de CNA, Rogério Avelar e do presidente da Comissão de Cana e Bioenergia da Faeg, Joaquim Sardinha.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar, com informações do Ifag 

Foto: Fredox Carvalho