Como a criação dos bezerros influencia produção de leite

Categoria Geral - 15 de maio de 2019

Um novo estudo da Universidade Nacional da Costa Rica (UNA) afirmou que usar bons protocolos parentais pode fazer com que as vacas produzam mais leite. Os pesquisadores descobriram que existe uma relação direta entre a forma como um bezerro é criado e a capacidade que ele terá no futuro para produzir leite.

Eles analisaram uma amostra de 2747 fêmeas de 22 fazendas em todo o território nacional. Na análise, foi formulado um questionário para que os produtores de leite pudessem qualificar três itens de suas propriedades, a manutenção da saúde, alimentação e alojamento desses animais. Além disso, eles usaram o sistema Bovine VAMPP, que opera desde 1963 como um grande banco de dados que documenta todas as informações de desempenho das fazendas leiteiras do país.

Ao analisar os dados fornecidos pelos agricultores nas pesquisas e as informações que existia de fazendas na VAMPP, o grupo marcou aos produtores de leite com uma pontuação que mede sua manipulação do envelhecimento em uma variedade de alta, média ou baixa performance. A equipe de investigação, composta por professores da Escola de Medicina Veterinária, descobriu que fazendas com altos padrões de reprodução produzidam até 1000 litros de leite por vaca durante o período de estudo do que os baixos rendimentos qualificados.

Gloriana Castillo Badilla liderou a equipe de pesquisa e afirmou que “se os produtores de leite fecham os olhos para alguns problemas que podem ter no envelhecimento, no longo prazo eles podem cobrar uma conta tanto no nível produtivo quanto fazenda”.

Por: AGROLINK –Leonardo Gottems


Outras Notícias