Como a restauração ecológica e a produção agropecuária podem andar juntas?

A restauração ecológica e sua relação com a produção agropecuária será o tema de uma mesa redonda online que a Embrapa promoverá em seu canal no Youtube na próxima quarta-feira, dia 23. O evento será transmitido às 16h (horário de Brasília) e pode ser acessado no endereço https://www.youtube.com/watch?v=vQ6Hkbnn95o.

A mesa redonda abordará o cenário atual da restauração ecológica no Brasil, com um resumo sobre legislação, técnicas de restauração e aspectos econômicos; ferramentas de apoio técnico na restauração, como o WebAmbiente; e as tecnologias mais recentes relacionadas ao monitoramento de áreas restauradas.

Participam do evento os pesquisadores da Embrapa Ingo Isernhagen e José Felipe Neto e o professor da Esalq/USP Pedro Henrique Brancalion. A mesa redonda será moderada pelo pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agrossilvipastoril, Anderson Ferreira.

“A ideia é dar um panorama geral. Não vamos esgotar o tema. Mas queremos mostrar que não existe, pelo menos no nível teórico, a dicotomia entre produção agrícola entre preservação e restauração. Vamos falar também sobre as boas práticas agrícolas, para se fazer o melhor uso da área que já está aberta nas propriedades, e que existem técnicas de restauração que auxiliam o produtor”, antecipa Ingo Insernhagen.

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril Por Gabriel Faria