Como fazer a vacinação eficiente do rebanho

Categoria Geral - 22 de novembro de 2020

A prática da vacinação do rebanho é muito importante e necessária. Entretanto, milhares de quilos de carcaça são descartados anualmente, em função do manejo inadequado dessa atividade. Para garantir a eficiência da vacinação e prevenir perdas, deve-se atentar para o manejo racional dos animais, o uso correto dos equipamentos e o local adequado de aplicação.

“O ponto principal para que a vacinação eficiente ocorra é o planejamento da vacinação”, explica Ubirajara Bilego, pesquisador veterinário da área de pecuária do ITC – Instituto de Ciência e Tecnologia COMIGO. Bilego cita que o produtor deve escolher o melhor dia para realizar a atividade, se atentando a três pontos principais: a preparação das instalações do manejo, reparos nos equipamentos de vacinação e utilização de equipamentos novos ou em bom estado de conservação.

Além disso, o pesquisador indica ainda que o rebanho deve ser dividido em lotes para agilizar a vacinação: “faça a apartação por tamanho, por sexo ou por categoria, isso facilita muito a atividade do manejo”. A utilização correta das agulhas também é importante para evitar lesões que, de acordo com Bilego, podem gerar um descarte de até 2kg por carcaça, causando prejuízos médios de até R$ 18,00 por quilo descartado, considerando o mercado atual. “Pesquisas brasileiras já apontaram que mais de 95% das carcaças têm lesões”, afirma o pesquisador.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como utilizar os equipamentos de maneira que cause o mínimo de prejuízo? Confira mais dicas e informações no site da Comigo https://comigo.coop.br/noticias/info/152/1/como-fazer-a-vacinacao-eficiente-do-rebanho

Fonte: Comigo


Outras Notícias