Como recuperar solo salinizado

Solos salinos são aqueles que ocorrem em regiões onde o lençol freático é rico em águas salinas

Solos salinos são aqueles que ocorrem em regiões onde o lençol freático é rico em águas salinas, devido à baixas precipitações pluviométricas. São muito comuns em regiões áridas e semiáridas, como o Nordeste brasileiro.

A salinização ocorre quando a concentração de sais solúveis no solo se eleva ao ponto de prejudicar o rendimento econômico das culturas. Geralmente está relacionada a processos inadequados de irrigação. “Cerca de 20% a 30% das áreas irrigadas nas regiões áridas necessitam de uma drenagem subterrânea para manter a produtividade. Quando isso é feito de maneira imprópria, eleva os níveis de sais no solo. Por outro lado, quanto mais eficiente for o sistema de irrigação, menores serão a lâmina de água aplicada, a quantidade de sal conduzida para o solo, o volume de água percolada e drenada”, explica Luana Torres, coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Alagoas.

O manejo inadequado do solo e o uso indiscriminado de fertilizantes também podem provocar a salinização. O processo causa um efeito indireto, porém, adverso no crescimento das plantas e a destruição do solo, que fica compactado. “Isso ocorre com a dispersão das partículas de argila, causada pela substituição dos íons de cálcio e magnésio, presentes no complexo de troca, pelo sódio. Isso aumenta muito a sodicidade do solo”, comenta. A salinização também reflete diretamente no equilíbrio do ecossistema, provoca perdas na biodiversidade local ao tornar o solo impróprio para o uso e diminui as áreas de produção agrícola.

Na agricultura a salinização do solo prejudica germinação, densidade e desenvolvimento vegetativo das culturas, reduz produtividade e, nos casos mais graves, pode levar à morte das plantas. A salinidade afeta o desenvolvimento radicular devido à diminuição da aeração, que dificulta o movimento de água.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Alagoas dá algumas dicas de como recuperar os solos salinizados:
– O primeiro passo é a adoção de práticas de irrigação e drenagem;
– Podem ser utilizados condicionadores físico-químicos, que são matéria orgânica e resinas;
– químicos, como gesso agrícola, e os biológicos, como as plantas halófitas, conseguem se adaptar às condições mais salinas;
– fazer uma seleção criteriosa das espécies de cultivares de forma a serem tolerantes aos sais e rentáveis.

*Com informações do Senar Alagoas