Conab faz novas operações de apoio a produtores de trigo

Na próxima quarta-feira (18), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade às operações de apoio ao escoamento de trigo produzido na Região Sul do Brasil com mais dois leilões.

O primeiro será de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ou suas Cooperativas (Pepro), pela venda e escoamento de 137,5 mil t do produto, safra 2016/17. Em seguida, a Companhia fará a oferta de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) para 52,5 mil t de trigo em grãos, também da safra 2016/17.

Os leilões de Pepro e PEP de trigo vêm sendo realizados desde dezembro, em atendimento à demanda apresentada ao governo por representantes do setor. As operações foram retomadas na primeira semana de janeiro, com o objetivo é incentivar a equalização de preços do trigo produzido nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No Pepro, a subvenção refere-se ao valor que o governo federal paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. Já no PEP, a subvenção é concedida às indústrias que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal. Para receberem o prêmio, elas também precisam comprovar o escoamento do grão conforme estabelecido no edital.

Em 2016, a Companhia realizou três leilões de Pepro, quando foi ofertada subvenção para 592,5 mil toneladas de trigo e negociado prêmio para 397 mil t. Além destas, também foram realizadas três operações de PEP, com a oferta de 322,5 mil toneladas e a comercialização do prêmio para 47,7 mil t.

Fonte: Conab