Conacredi: Série de eventos presenciais e virtuais sobre crédito no agronegócio

Em um ano desafiador, com recessão econômica global como resultado da pandemia do coronavírus, discutir as mais variadas formas de concessão de crédito no agronegócio se torna ainda mais relevante. Desde abril, o CONACREDI – Congresso Nacional de Crédito no Agronegócio, tem apresentado uma ampla agenda de lives com discussões envolvendo a MP do agro, recuperação judicial, contratos, impactos da pandemia no crédito rural e nas instituições financeiras, entre outros.

Para este mês de julho, quando entra em vigor o Plano Safra, além das lives semanais no Instagram @conacredi (veja agenda na imagem anexa), será realizado também o Meeting CONACREDI 2020, a 3ª edição do encontro, em um formato especial digital, webinar no dia 14/07, das 9h às 10h45, sobre “Oportunidades e desafios nas operações de crédito no agro diante do cenário atual”, com a participação de especialistas como David Telio, Diretor Executivo da CCAB Projetos; Fernando Pimentel, Diretor da Agrometrika; Flávio Fontana, Gerente de Crédito da Belagrícola; Rafael Molinari, Gerente Jurídico Sênior da COFCO International; Ticiane Figueirêdo, Gestora do Consultivo Agro da FLC Serviços; e Vanessa Roberta, Gerente de Crédito e Cobrança UPL .

Também em julho, no dia 29/07, será realizado o Webinar Especial CONACREDI RECUPERAÇÃO JUDICIAL. Com inscrições gratuitas, o encontro apresentará uma discussão prática sobre a Recuperação Judicial no agronegócio – novas legislações, definições, processos em andamento e expectativas para o próximo semestre com profissionais renomados no setor: Adauto Kaneyuki, Sócio do J.Ercilio Advogados; Marcelo Guedes Nunes, Especialista em Jurimetria e Professor de Direito Comercial da PUC-SP, e Patricia Medeiros, Gerente Jurídica da Syngenta . 

Conacredi – Evento presencial dias 11 e 12 de novembro

Além dos eventos digitais, a versão presencial do Congresso Nacional de Crédito no Agronegócio já tem nova data! O encontro acontece presencialmente todos os anos na capital paulista no mês de junho, e reúne centenas de profissionais do segmento, mas, em 2020, será realizado no mês de novembro.

No dia 11/11, a programação inicia no período da tarde com o Workshop CONACREDI. E no dia 12/11, uma agenda repleta desde cedo, com palestras e debates sobre o cenário socioeconômico, as tendências para o agronegócio, a insegurança jurídica e o impacto no crédito e financiamento. Os dois encontros acontecerão no Espaço do Bosque, na zona oeste de São Paulo.

“Estamos atravessando uma fase de mudanças e incertezas, mas sabemos que o Agronegócio Brasileiro mais uma vez ajuda a segurar o PIB e movimentar a nossa economia. Unindo o cenário e a sanção da Nova Lei do Agro, o crédito continuará ocupando um papel fundamental na engrenagem do setor”, afirma a organizadora Mayra Delfino, CEO da Neway-e, especializada em inteligência competitivas e eventos agro.

Na edição de 2019, o evento recebeu cerca de 250 participantes, mais de 20 palestrantes e debatedores, além de representantes de 137 empresas ligadas ao crédito rural.

Para mais informações e agenda completa dos evento virtuais de julho e do CONACREDI em novembro, acesse www.conacredi.com.br.

Fonte: Comunicativas

CerradinhoBio comemora desempenho recorde na safra 2019/20

Lucro líquido chegou a R$ 108,4 milhões, quase o triplo do apurado na safra anterior

A CerradinhoBio, referência em produtividade agrícola e industrial no setor sucroenergético, comemora resultados positivos em todas as suas áreas de atuação. A receita líquida acumulada foi 44,3% superior à safra anterior, totalizando R$1.17 bi, enquanto o lucro líquido chegou a R$ 108,4 milhões — 2,9 vezes superior ao ciclo passado. Os números evidenciam uma estratégia acertada, com o EBITDA totalizando R$494,8 milhões, 32,1% superior à safra anterior, com margem de 42%.

Seguindo um cronograma de investimento pré-estabelecido e que objetiva garantir um sólido crescimento, a Cerradinho destinou R$ 280 milhões na construção de uma nova planta para produção de etanol e suprimentos para ração animal a partir do milho. Com o pleno funcionamento da nova unidade, a empresa se consolidou como um dos maiores complexos industriais de produção de bioenergia da América Latina com capacidade consolidada de produzir 730 milhões de litros de etanol e 1.300 GWh de geração de energia.

A implantação da nova planta de milho gerou 770 empregos durante a etapa de construção e outros 63 permanentes, trazendo um incremento de 50% na produção total de etanol da empresa. Outro ponto positivo é que a unidade opera sem gerar qualquer tipo de resíduo, transformando toda a matéria-prima e insumos em produtos. Considerando as duas plantas, a CerradinhoBio passar a ter uma capacidade de moagem equivalente de 9 milhões de toneladas de cana.

Segundo Paulo Motta, presidente da CerradinhoBio, a safra 2019/2020, apresentou números históricos. “Investimos sistematicamente em tecnologia para produzir com eficiência e baixo custo. A nova planta de milho foi concluída conforme planejado e sua operação contribuiu para os ótimos resultados da safra”, destaca.  Paulo enfatiza, com orgulho, o alto nível de produtividade agrícola. “A média acumulada foi superior à do setor, ficando em 101,5 t/ha. A moagem de cana-de-açúcar também estabeleceu um recorde; 5,2 milhões de toneladas, 9,3% a mais que a safra 18/19”, destaca.

Outro destaque ficou com a produção de etanol; 28,5% superior em relação à safra anterior, totalizando 501,0 mil m³, sendo 70,6 mil m³ provenientes da nova planta de milho. Cabe destacar que mesmo com os investimentos realizados, a Cerradinho finalizou a safra 2019/20 com alavancagem de 1,19x, inferior à apurada na safra anterior 2018/19 de 1,6x.

De acordo com Motta, os resultados refletem o compromisso da empresa com um plano de negócio robusto e com uma solida governança corporativa. “A CerradinhoBio prioriza o fortalecimento de sua governança corporativa ciente de que isto resulta em uma gestão mais eficazes, traz maior solidez e longevidade à empresa. Práticas de gestão bem definidas e uma atuação alinhada com o Conselho de Administração tem possibilitado que a CerradinhoBio cresça de forma sustentável e harmônica, protegendo a organização dos eventuais efeitos danosos de decisões intempestivas”, enfatiza.

Para continuar crescendo

Dando sequência ao plano de expansão, a Cerradinho está investindo R$ 50 milhões para expandir a capacidade de moagem na planta de cana. O intuito é atingir uma capacidade de 6 milhões de toneladas ao ano, um incremento de 15%. Este projeto será concluído até o final de agosto. 

Sobre o Grupo

É uma empresa atuante no setor de biocombustíveis e bioeletricidade com unidade industrial em Chapadão do Céu – GO. Considerando as plantas de cana e milho, a CerradinhoBio passar a ter uma capacidade de moagem equivalente de 9 milhões de toneladas de cana e gera 3.800 empregos entre diretos e indiretos. No município vizinho de Chapadão do Sul – MS, a Companhia mantém um terminal férreo de transbordo para escoamento da produção própria de etanol e de terceiros para a região de Paulínia, em São Paulo, principal elo de distribuição do combustível do Brasil. Pertence ao grupo Cerradinho, que conta com experiência de mais de 4 décadas no setor sucroenergético.

Fonte: Link Comunicação

Megaleilão Nelore CFM abre as vendas do ano com a oferta de 650 touros

A Agro-Pecuária CFM promoverá, no dia 6 de agosto, a partir das 10h, o 22º Megaleilão Nelore CFM, desta vez em versão virtual. Serão colocados à venda 650 touros Nelore CEIP, os melhores nascidos em 2018. A novidade é que a avaliação genética desses reprodutores contou não apenas com os dados coletados a campo como também com informações genômicas, o que aumenta ainda mais a confiabilidade da seleção.

“Com a genômica, os touros jovens, que ainda nem entraram em reprodução, contarão com DEPs tão confiáveis quanto as de touros que já têm 10 a 20 filhos avaliados. Sem essa inovação, seriam necessários mais três anos de trabalho para obter DEPs tão precisas”, informa Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM.

O Megaleilão Nelore CFM 2020 oferece condições especiais de frete. Na compra de cargas fechadas de touros (16 ou 24 animais), o frete rodoviário é gratuito para todo o país. A CFM também oferece frete grátis para qualquer quantidade de touros em sete pontos de entrega: Magda (SP), Aquidauana (MS), Gurupi (TO), Goianésia (GO), Cuiabá (MT), Montes Claros (MG) e Correntina (BA). Para o Pará, a CFM levará, sem custo adicional ao comprador, a partir de 8 touros para os pontos de entrega em Novo Progresso e Redenção.

As condições comerciais também são especiais, com pagamento em 14 parcelas, comissões de compra reduzidas de acordo com o volume de touros adquiridos, podendo chegar a zero, e descontos progressivos nas baterias de touros.

“O Megaleilão Nelore CFM foi pensado para oferecer condições comerciais democráticas. Ofertamos os melhores machos da safra e o mercado define a valorização dos touros. Além disso, atendemos tanto os grandes compradores de touros, que precisam de dezenas de reprodutores para reposição, quanto os pequenos, que precisam de poucos machos para colocar na vacada”, ressalta Tamires Miranda Neto.

Todos os reprodutores Nelore CFM são rigidamente avaliados desde o nascimento, com foco nas características que trazem retorno econômico à pecuária, como ganho de peso, precocidade sexual e qualidade de carcaça. Por ser criados e recriados a pasto, os touros CFM se destacam por ser altamente adaptados ao trabalho a campo. Eles estarão prontos para trabalhar já na próxima estação de monta e levam a chancela do CEIP, certificado concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para touros de genética comprovadamente superior, provenientes de programas de melhoramento profissionais.

Mais informações: www.agrocfm.com.br e telefones (17) 3214-8700 e (17) 99775-3618 (whatsapp) e pelo e-mail [email protected]

Fonte: Texto Assessoria

A menos de uma semana do seu início, AgroBrasília Digital atinge marca de 140 expositores

A menos de uma semana do seu início, a AgroBrasília Digital atinge a marca de 140 expositores confirmados. Todos estão cadastrados na plataforma em que se desenvolverá a Feira, de 6 a 10 de julho – o site digital.agrobrasilia.com.br. Em cinco dias de evento, produtores, empresas e público em geral terão acesso, de forma livre e gratuita, a diversas tecnologias e oportunidades de negócios, além de conteúdo técnico que abordará temas atuais e relevantes.

Ano após ano, a AgroBrasília vem se consolidando como uma das maiores feiras do agro do Brasil. Em 2019, os negócios fechados durante o evento ultrapassaram a marca de R$ 1,2 bilhão. A Feira reuniu quase 500 expositores e atraiu um público de 120 mil pessoas ao Parque Ivaldo Cenci, no PAD-DF.

“O sucesso da AgroBrasília é explicado pelo trabalho da organização e da equipe, mas também se deve ao elevado nível tecnológico dos produtores da macrorregião do Planalto Central que abriga, por exemplo, área irrigada de 250 mil hectares, a maior concentração de pivôs centrais da América Latina. O produtor trabalha na fronteira tecnológica e a Feira é uma vitrine desse cenário”, avaliou o presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca.

Ele aponta ser difícil mensurar qual a expectativa de negócios para a Feira digital, mas espera um bom volume de vendas. “Também esperamos um alto número de visualizações, de compartilhamentos, de interação, em relação à programação técnica e nas redes sociais da AgroBrasília. A organização e os expositores estão unidos na divulgação da Feira Digital, o que deve trazer bons resultados, bom público, com produtor, empresário, estudante, enfim, todos os que trabalham com agronegócio”, pontuou Triacca.

No site da AgroBrasília Digital, um destaque serão os vídeos que documentam os plots demonstrativos das empresas de insumos – genética vegetal, defensivos, corretivos –, já instalados no Parque Ivaldo Cenci para a Feira física, que foi adiada em razão da pandemia de Covid-19. As tecnologias, consideradas vivas, puderam ser aproveitadas para demonstração no eve    nto virtual.

A estrutura da plataforma digital permitirá que cada expositor tenha uma página própria, em que poderá divulgar produtos e serviços. No site, diversas instituições, governamentais e não governamentais, públicas e privadas, também vão inserir conteúdo variado. Além da programação da própria AgroBrasília, que traz inúmeras palestras, lives, temas da atualidade, especialistas e personalidades do agro.

Para a empresária rural Cristiane Hanashiro, da Hanashiro Máquinas Agrícolas, uma das expositoras da AgroBrasília Digital, atuar em uma plataforma digital é uma novidade que traz desafios. A empresa ainda não tem experiência em comércio eletrônico, mas Cristiane entende que o momento pede adequações.

“As minhas expectativas quanto aos negócios e participação dos produtores na AgroBrasília Digital são boas. Mas o melhor é aguardar a Feira ocorrer para poder avaliar como se dará o desempenho de vendas de máquinas agrícolas em um ambiente virtual. Empresas e produtores estão se adaptando às novas demandas trazidas por esse período”, afirmou a empresária.

Melhores opções de financiamento

No rol dos expositores, estão também duas grandes instituições financeiras, o Banco de Brasília (BRB) e o Bradesco. Os bancos estão empenhados em apresentar as melhores opções de financiamento aos produtores, além de figurarem como patrocinadores da AgroBrasília Digital.

O Bradesco informou que, além do portfólio completo de financiamentos, produtos e serviços para o agronegócio, disponíveis no site https://www.bradescoagronegocio.com.br/html/rural/index.shtm, durante a Feira terão destaque as principais modalidades de financiamento para máquinas e equipamentos agrícolas. Exemplos são o BNDES Pronamp, o Moderfrota, o Moderinfra, o Moderagro, o PCA, e linhas de custeio e investimentos, com recursos livres e controlados.

A instituição promove ainda a campanha Força no Campo, que vai sortear três tratores novos. A ação também será um dos destaques na Feira, como incentivo aos produtores rurais para que financiem suas operações de máquinas agrícolas e crédito rural pelo banco.

Além disso, para o Bradesco, é positiva a estimativa de negócios para as grandes feiras do agro. Assim, o banco acredita que a AgroBrasília Digital será um grande evento e espera superar o volume de indicações de negócios protocolados na edição anterior. A instituição promete atender todas as demandas dos produtores rurais, conforme a necessidade de seus projetos de investimentos. E espera atingir um público superior a 70 mil pessoas, em razão da grande exposição trazida pela Feira.

O BRB vai apresentar, durante a Feira, todos os produtos de sua carteira de crédito rural, com ênfase em investimento agrícola para a aquisição de máquinas e equipamentos, principal demanda da AgroBrasília.

São quatro as linhas disponíveis – Custeio Agropecuário, destinada a cobrir despesas com insumos para a próxima safra, despesas normais dos ciclos produtos das lavouras, além de concessão de crédito para financiamento de despesas da atividade pecuária; Investimento Agropecuário, relativa ao financiamento de despesas que englobam mais um ciclo de produção; Comercialização Agropecuária, para viabilizar, ao produtor ou a cooperativas, os recursos necessários à comercialização da produção, e Industrialização Agropecuária, com recursos para o financiamento das despesas do processo de industrialização ou de beneficiamento de produtos agropecuários.

A expectativa de negócios do BRB para a edição digital da AgroBrasília é alta. A instituição financeira avalia que o nível tecnológico dos produtores da região e o crescimento projetado para a carteira rural podem resultar num montante de R$ 260 milhões. O BRB espera alcançar quase 200 produtores do Distrito Federal, considerando o potencial de divulgação digital e a adoção intensiva de tecnologia pelos produtores daqui.

Fonte: Vincere Associados Por Dâmares Vaz