Conceitos sobre pecuária leiteira orgânica abrem curso nesta sexta

Categoria Geral - 25 de abril de 2019

O II Curso de Pecuária Leiteira Orgânica é promovido pela Embrapa e Fazenda Nata da Serra. As aulas vão acontecer às quintas e sextas nas etapas programadas para a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e às sextas e sábados nos módulos que acontecem em Serra Negra. Nesta sexta e sábado, 26 e 27, os instrutores serão Marcelo Laurino, do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), André Luiz Novo, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste, e Ricardo Schiavinato, proprietário da fazenda e produtor de orgânicos há mais de 20 anos.

De acordo com o coordenador do curso, André Novo, o objetivo é capacitar os participantes para desenvolverem atividades nas áreas de produção e assistência técnica no crescente mercado de produtos orgânicos derivados do leite. Os alunos vão receber conteúdo sobre gerenciamento de recursos naturais e fatores de produção de suas propriedades rurais e sobre a resolução de problemas agropecuários com métodos sustentáveis.

Também serão repassadas orientações sobre o equilíbrio entre a produtividade e a conservação ambiental assim como a demonstração da viabilidade técnica e econômica da pecuária orgânica de leite, quando comparada à pecuária leiteira convencional. Segundo André, todos os módulos terão aulas teóricas e práticas.

O curso é dirigido a produtores de leite, biólogos, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas, ambientalistas e administradores ligados ao agronegócio do leite. O último módulo acontece em outubro.

Por: EMATER – RS


Outras Notícias