Conservação do solo será tema discutido durante a Expodireto

Os avanços do Plano ABC no Rio Grande do Sul, o papel da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e o Ano Internacional do Solo. Esses serão alguns assuntos debatidos durante um evento que será promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), na 16ª Expodireto, em Não-Me-Toque/RS. O evento contará com a participação do Fiscal Federal Agropecuário e coordenador de  Manejo  Sustentável  dos  Sistemas Produtivos da SDC/Mapa, Elvison Ramos, e será realizado na próxima sexta-feira (13), das 9h às 11h, no auditório do Produtor Rural.

Elvison destacou a pertinência da discussão do assunto sobre solos, já que se trata de um recurso natural essencial à sobrevivência da humanidade, pois a estabilidade social, econômica e ambiental da sociedade depende do desempenho produtivo deste recurso. “Por isso, a forma de uso e o tipo de manejo empregados sobre o solo farão toda a diferença na busca pela sua conservação e preservação, pois somente a partir do uso de práticas sustentáveis de produção, do estabelecimento de políticas públicas voltadas para este segmento, conseguiremos satisfazer as necessidades atuais da sociedade sem, contudo, danificar esse recurso para as gerações futuras”, afirmou.

O Plano ABC tem sido uma das ferramentas de concentração de esforços para a efetiva participação do setor agropecuário no compromisso brasileiro para mitigação e adaptação aos efeitos causados pelos Gases de Efeito Estufa (GEE). Elvison ressaltou que o objetivo do ABC é garantir o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas e das práticas de uso e manejo sustentável dos recursos naturais, que promovam a redução das emissões de GEE e aumentem a fixação atmosférica de CO2 na vegetação e no solo. “Além disso, é importante salientar que independente dos cenários sobre aquecimento global e mudanças climáticas se confirmarem, as tecnologias previstas no Plano – entre elas integração Lavrou-Pecuária-Floresta, Plantio Direto, Recuperação de áreas Produtivas Degradadas e Florestas Plantadas – são excelentes para agropecuária brasileira, pois são sustentáveis, conservam os recursos naturais e elevam a renda do produtor rural”, disse.

O ano de 2015 foi instituído pela Organização das Nações Unidas, mediante requerimento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), como o “Ano Internacional dos Solos”. Com isso, o Mapa, FAO e a Embrapa estabeleceram uma agenda conjunta de trabalho com a finalidade de promover uma maior conscientização dos governos e da sociedade, para consolidar uma atitude conjunta com relação ao uso e manejo do solo. No Brasil, desde 1989, o dia 15 de abril é comemorado como o “Dia Nacional de Conservação do Solo”.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, esteve na Expodireto esta semana e ressaltou a importância de se debater temas tão relevantes para a agricultura brasileira durante a feira, que é uma das maiores do país. “Um dos principais pontos da Expodireto é justamente servir como palco de grandes debates em defesa do produtor. Por isso, por meio da SDC, estamos levando temas como a conservação do solo e a assistência técnica e extensão rural, que estão diretamente ligados, a um debate a fim de promovermos, na prática, a conservação dos nossos recursos naturais juntamente com o melhoramento da renda e da produção do agricultor brasileiro”, afirmou Caio.

Expodireto
A 16ª Edição da Expodireto é realizada pela Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal). A edição de 2015 está sendo realizada entre os dias 9 a 13 de março, no Parque de Exposições de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Em 2014, a 15ª Expodireto Cotrijal alcançou R$ 3,2 bilhões em negócios, com um público de mais de 230 mil pessoas. Este ano, de acordo com a organização da feira, a expectativa é superar as edições anteriores, buscando números recordes no setor agrícola brasileiro.

Por: MAPA