Contratar Serviço de Colheita ou Comprar Colheitadeira?

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER.

O agronegócio é o único setor da economia brasileira que não sofreu os impactos da crise econômica, que atingiu em cheio o Brasil. Pelo contrário, enquanto o varejo, a indústria e a construção civil amargaram prejuízos e queda, comparados aos anos anteriores à crise econômica, o agronegócio vem apresentando índices de crescimento e safras recordes.

Isso se deve em grande parte ao crescimento do próprio produtor rural que, dia após dia, vem deixando de lado a velha caderneta e se tornando um empreendedor rural. Os produtores rurais estão cada vez mais preocupados com questões administrativas que a pouco tempo não fazia parte do cotidiano das fazendas, nem mesmo daquelas consideradas de médio porte. Hoje o produtor está ligado no controle de custos, na especialização da mão de obra, no desenvolvimento pessoal e na tecnologia.

O produtor rural de sucesso não deixou as botinas de lado, mas com certeza não é mais o mesmo. O produtor rural de sucesso é um gestor rural, que se preocupa não só com a produção, mas com a gestão dos processos e das pessoas que compõe a sua fazenda.

Nesse contexto, surge um assunto que diz respeito à otimização máxima da produção agrícola, em busca da lucratividade, e envolve de forma direta o melhor aproveitamento dos recursos próprios e controle de custos: terceirização de serviços de colheita mecanizada.

1. O que é terceirização de serviço de colheita mecanizada?

A terceirização de serviços de colheita mecanizada é um processo planejado em que o produtor rural transfere para terceiros a responsabilidade e os custos da realização de colheita com colheitadeiras. Já era utilizada nos Estados Unidos desde a década de 50, iniciando no Brasil pouco tempo depois. No início, a terceirização era feita somente entre vizinhos e amigos. O produtor rural que possuía o conhecimento técnico e o maquinário necessário para determinada atividade prestava, nas suas janelas, serviço para produtores rurais próximos.

Entretanto, há algum tempo, percebendo os bons resultados para ambos os lados, produtores que colhiam apenas para amigos e vizinhos criaram um novo segmento de negócios dentro das suas fazendas, se profissionalizando na prestação de serviços. Da mesma forma,

produtores que contratavam colheitas mecanizadas – de forma esporádica – passaram a desenvolver suas colheitas de forma totalmente terceirizada.

Atualmente, a terceirização de colheita mecanizada é uma realidade no setor agrícola brasileiro, em que só aumenta o número de: prestadores de serviços especializados; produtores rurais que prestam serviços esporadicamente; e fazendas onde toda a colheita é feita de forma terceirizada.

2. Como funciona a terceirização?

Como funciona a terceirização?

Os contratos e acordos de terceirização de colheita mecanizada são fechados antecipadamente para o período da colheita. O pagamento é feito de duas formas: porcentagem do produto colhido ou em R$/ha, sendo que cada uma das duas opções tem suas vantagens, dependendo das condições de relevo da propriedade e da produtividade do cliente. O contratante faz o planejamento da colheita em sua propriedade, decide qual a sequência da operação e monitora o serviço, enquanto o prestador fica responsável pela boa qualidade da colheita, pela manutenção do equipamento e pelos operadores das máquinas, a fim de evitar desperdício no campo.

o pagamento 3 formas - Contratar serviço de colheita ou comprar colheitadeira?

3. Porque terceirizar?

Porque terceirizar?

A terceirização está inserida dentro de um contexto de otimização da produção e dos maquinários, em busca de maior lucratividade. Na administração de uma propriedade rural há uma série de funções que buscam como objetivo final o lucro, ou seja, administrar pelo menor custo para obter o melhor resultado.

No mercado competitivo no qual estão inseridos, raramente os produtores conseguirão transferir aos preços de seus produtos os custos da sua produção, que são cada vez maiores. Dessa forma, grande esforço deve ser realizado objetivando aumentar a eficiência produtiva, atuando mais intensamente no que acontece para dentro da porteira de suas propriedades.

Com esse objetivo vários produtores tem buscado o caminho da terceirização dos serviços agrícolas como uma forma de reduzir seus custos de investimento em maquinário e dos gastos com mão de obra. Observa-se um aumento na contratação de serviços terceirizados, principalmente nas grandes culturas como cana de açúcar e grãos, onde há grande demanda por equipamentos sofisticados e serviços de alta qualificação.

4. Quais as vantagens para o contratante?

custosprodutividade - Contratar serviço de colheita ou comprar colheitadeira?

· Redução do custo de investimento em maquinário.

· Redução do custo de produção e aumento da lucratividade.

· Redução do capital imobilizado.

· Redução do custo de mão de obra.

· Menor preocupação com manutenção de maquinário.

· Especialização dos serviços e da mão de obra do prestador de serviço.

· Redução dos riscos trabalhistas associados a contratação de funcionários.

· Diminuição de roubo de maquinário por quadrilhas especializadas.

· Tempo livre para exercer as atividades que realmente promovem o crescimento do negócio: planejar, dirigir, organizar e controlar as finanças, a produção, a comercialização e os recursos humanos da empresa.

· Acesso a máquinas mais novas e em melhores condições do que poderia se dar ao luxo de possuir.

5. Quais as vantagens para o prestador de serviços?

Quais as vantagens para o prestador de serviços?

· Incremento da receita de sua fazenda.

· Melhor utilização dos seus recursos produtivos: maquinário e mão-de-obra.

· Boa oportunidade de negócios, com a possibilidade de expansão e diversificação para outros serviços de mecanização como abertura de áreas, plantio e pulverização.

· Contribuição com os custos fixos do maquinário: depreciação, juros, seguros e mão-de-obra.

· Possibilidade de aproveitar o conhecimento técnico e os últimos recursos produtivos que restaram de uma operação finalizada ou prestes a finalizar.

6. Quais as desvantagens da terceirização para o contratante?

Quais as desvantagens da terceirização para o contratante?

· Necessidade de aguardar a disponibilidade de máquinas de prestadores de serviço para poder executar as tarefas, resultando em perda parcial de produtividade em função de atrasos no momento de realizar alguma atividade na lavoura.

· Necessidade de monitoramento da qualidade do trabalho executado.

· Prestador de serviço pode chegar atrasado à sua fazenda, o que pode causar problemas de programação.

7. Quais as desvantagens da terceirização para o prestador de serviços?

Quais as desvantagens da terceirização para o prestador de serviços?

· Nos contratos verbais, não há garantias para o prestador de que o produtor rural cumprirá a contratação do serviço de colheita;

· Possibilidade de inadimplência quando o acordo de pagamento entre as partes prevê o pagamento para depois do serviço;

· As características da área de colheita, previamente informadas pelo contratante, como a qualidade da plantação e o relevo do solo, não correspondem à realidade da fazenda, impactando de maneira negativa na produção e nos resultados do prestador de serviços.

8. Qual a diferença de custo de uma colheita com máquina comprada à vista, financiada e a prestação de serviços colheita terceirizada?

Uma dúvida que grande parte os produtores rurais têm na hora de comprar um maquinário é se aquela compra vai compensar financeiramente, isto é, se o maquinário se paga.

Para auxiliar os produtores rurais brasileiros com essa dúvida, apresentamos um comparativo de cenários de colheitadeira de 40 pés em 2500 hectares, com preço da saca de soja a R$ 59,00.

Foram utilizados os seguintes 03 cenários:

  1. Colheitadeira própria comprada à vista
  2. Colheitadeira própria financiada
  3. Prestação de serviço de colheita mecanizada realizada por terceiros

[COMPARATIVO] COLHEITADEIRA PRÓPRIA X FINANCIADA X TERCEIRIZAÇÃO

Fonte: MASCARIN, Ana Luiza Camargo. Serviços de mecanização agrícola: atividade meio ou atividade fim?. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/D.12.2014.tde-08012015-150454. Acesso em: 2017-06-05.

Observa-se pelos resultados que a melhor opção nesse caso é adquirir uma colhedora/colheitadeira à vista seguido da prestação de serviços de colheita mecanizada realizada por terceiros.

Financiar uma colhedora/colheitadeira apresentou resultado de custo total superior à prestação de serviço de colheita mecanizada realizada por terceiros, o que é uma ótima notícia para aqueles produtores que não têm dinheiro disponível em caixa ou que querem priorizar outros investimentos (correção de solo; pivôs; agricultura de precisão ou arrendamentos), ao invés de adquirir uma colheitadeira financiada.

Considerações finais.

A terceirização não pode ser confundida com a contratação fortuita dos serviços, devendo ser precedida de planejamento e analise de viabilidade. Se o produtor rural fizer um planejamento prévio com o prestador de serviços, não haverá indisponibilidade de máquinas e consequentemente não ocorrerão os problemas inerentes ao atraso na colheita.