Controle biológico: o futuro da agricultura já começou

A busca de soluções sustentáveis é um caminho sem volta para a agricultura, que vai precisar abastecer uma população cada vez maior e mais exigente. Nesse sentido, o controle biológico de pragas e doenças dos cultivos se consolida a alternativa mais consciente e inteligente para o produtor rural brasileiro.

São essas soluções biológicas sustentáveis que a Simbiose vai disponibilizar na 17ª Tecnoshow Comigo, que ocorre entre os dias 09 e 13 de abril em Rio Verde (GO). Durante a feira – que é considerada o maior evento de tecnologia rural da Região Centro-Oeste e um dos maiores do País – os visitantes poderão conferir o BeauveControl, o NemaControl e o StimuControl.

O NemaControl é um tecnologia 100% brasileira, resultado de uma pesquisa de anos da Simbiose buscando o controle eficiente dos nematoides fitopatogênicos. “Nós isolamos um microrganismo do solo brasileiro, o Bacillus amyloliquefaciens, que tem o poder natural de controlar os nematoides do solo, principalmente, o Pratylenchus brachyurus (Nematóide das lesões radiculares). Comparando com os produtos convencionais, as moléculas químicas, o NemaControl teve uma eficácia superior às moléculas hoje existentes no mercado de controle, com dosagens menores e de forma 100% sustentável, biológica, sem trazer riscos de intoxicação para os aplicadores,” aponta o diretor da Simbiose Marcelo de Godoy Oliveira.

Outra atração para os visitantes da Tecnoshow é o StimuControl, um fungicida microbiológico formulado a partir do fungo Trichoderma harzianum. O produto é indicado para o controle de fungos de solo, além de estimular o crescimento do sistema radicular das plantas, Sua formulação (suspensão concentrada) facilita a aplicação no tratamento de sementes, via pulverização e sulco de plantio, podendo ser utilizado em pré-emergência e pós-emergência.

Também estará em destaque o BeauveControl – um inseticida microbiológico formulado do fungo entomopatogenico Beauveria bassiana, recomendado para o controle de mosca-branca (Bemisia tabaci biótipo B) e cigarrinha do milho (Dalbulus maidis).

A Simbiose vai levar ainda à Feira o BtControl, um já consagrado bioinseticida recomendado para o controle de lagartas em diferentes culturas. Trata-se do primeiro inseticida microbiológico para o controle da Helicoverpa armígera registrado e fabricado no Brasil, e ganha importância cada vez maior no controle desta praga que começa a apresentar resistência às tecnologias tradicionais.

Por fim, será possível aos visitantes conhecerem o MethaControl, que é um inseticida microbiológico formulado do fungo Metarhizium anisopliae, recomendado para o controle da Mahanarva fimbriolata (cigarrinha-da-raiz), Zulia entreriana (cigarrinha-das-pastagens) e Deois flavopicta (cigarrinha-das-pastagens e cigarrinha-dos-capinzais) em todas as culturas de ocorrência do alvo biológico.

Fonte:  AGROLINK –Leonardo Gottems

Imagem créditos: RRRufino/Embrapa