Cortes na arrecadação do Senar prejudicam produtores rurais

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, afirmou que as capacitações de educação profissional, as atividades de promoção social e a Assistência Técnica e Gerencial prestadas aos produtores rurais de todo o país serão afetadas com os cortes nas contribuições ao Sistema S.

O governo editou na terça (31), a Medida Provisória (MP) 932 que reduziu pelos próximos três meses as alíquotas de contribuição para as entidades que formam o Sistema S.

Com a crise devido ao coronavírus, o Senar vinha trabalhando para que o produtor conseguisse produzir, escoar a produção e comercializá-la para garantir o abastecimento das cidades. Cursos e capacitação à distância também foram reforçados, técnicos passaram a atender produtores por um canal de whatsapp criado especificamente para isso.

“Com esse corte, teremos que reavaliar  as atividades, suspender  as matrículas em todas as ações de educação, desacelerar a  capacitação de técnicos e tomar outras medidas para avaliar os impactos”, argumenta José Mário Schreiner, deputado federal e presidente do Sistema Faeg Senar.

“As ações do Senar Goiás  impactam mais de 500 mil   pessoas todos os anos. Não existe uma estrutura sólida  como a nossa, que chega em todas as partes do estado. O produtor ficará desassistido. Temos uma série de ações estruturantes de apoio aos produtores rurais, principalmente de apoio aos pequenos e aos médios, que num momento de tantas incertezas como esse precisam da nossa atuação na ponta, no campo. Esse corte no orçamento do Senar impede esse atendimento”, afirmou José Mário.

De acordo com o Superintendente do Senar Goiás,  Dirceu Borges,  só com o desaquecimento da economia já esperávamos uma perda de arrecadação em torno de 30%. “Com o corte que consta na medida provisória do governo, estimamos que o Senar vai ter um impacto de mais de 70% na arrecadação no decorrer do ano”, afirmou Borges.

Dados nacionais – Em 28 anos de atuação, o Senar Nacional  atendeu gratuitamente mais de 78 milhões de pessoas do meio rural por meio de capacitações de educação profissional, ações de promoção social e assistência técnica e gerencial. Ao todo, são mais de 850 matrículas em 71 cursos de educação a distância em todo País.

Em 2019, em Goiás, foram mais de 550 mil pessoas beneficiadas por ações do Senar em educação formal, cidadania e saúde, cursos e treinamentos, EaD e assistência técnica e gerencial.

O Senar também oferece ações de promoção da saúde do homem e da mulher. Para isso são firmadas parcerias com as secretarias municipais de Saúde e Educação, Sindicatos Rurais  que ajudam na promoção do cuidado à saúde dessa população.

Fonte: CNA e Sistema Faeg Senar
Crédita: Eliza Maliszewski