Crédito para agricultura familiar do Brasil crescerá para R$ 30 bi em 16/17

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/17 prevê 30 bilhões de reais em crédito para os pequenos agricultores, aumento de 3,8 por cento ante o valor ofertado no ano anterior, segundo documento do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgado pouco antes do lançamento do programa, nesta terça-feira.

Para o plano 2015/16, o governo federal havia anunciado 28,9 bilhões em crédito.

Contudo, o governo destacou em comunicado à imprensa nesta terça que a safra atual (15/16), que vai até junho, deve fechar com 22 bilhões de reais em recursos contratados.

Segundo o ministério, o montante ofertado para a próxima safra vai ao encontro das solicitações de movimentos sociais e representa um recorde no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Produtores de itens “agroecológicos” e de produtos que integram a cesta básica de alimentos, cuja variação impacta a inflação, terão acesso a juros de 2,5 por cento ao ano, ante taxa de 5,5 por cento na safra ainda vigente.

O governo destacou ainda que para assentados da reforma agrária e para o grupo B do Pronaf os juros serão de 0,5 a 1,5 por cento ao ano. Para as demais operações, os juros serão de até 5,5 por cento ao ano, mesmo teto anunciado para a safra 2015/16.

Diferentemente do que acontece normalmente, a divulgação do Plano Safra da Agricultura Familiar está sendo realizada este ano antes do Plano Safra empresarial, previsto para quarta-feira.

Fonte: Reuters