Cursos levam conhecimentos sobre mecanização para alunos das escolas agrícolas

A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) está disponibilizando aos alunos das escolas estaduais que formam técnicos em agropecuária cursos de Mecanização Agrícola. Até o momento foram atendidas a Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes, em Caçapava do Sul (RS), e a Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho (EEPROCAR).

Novos cursos já estão programados. Entre os próximos dias 21 e 25 de outubro as aulas acontecerão em Guarani das Missões (RS), na Escola Estadual Técnica Guaramano. Em Canguçu (RS), na Escola Técnica Estadual (ETEC), o curso será nos dias 18 e 19 de novembro, e entre 20 e 22 do mesmo mês, ocorrerá em São Lourenço do Sul (RS), na Escola Técnica Estadual Santa Isabel (ETESI). De 26 a 28 de novembro, será a vez da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos, em Viadutos (RS). Conforme o presidente da Agptea, Fritz Roloff, esta ação visa a inserção dos alunos e professores no que há de mais moderno em tecnologia voltada ao campo.

O responsável pelas aulas é o assessor técnico da Agptea, Vitor Hugo Baratieri. Durante as aulas são abordados conhecimentos gerais de operação e manutenção de tratores e implementos  agrícolas, tais como normas de segurança, princípio de  funcionamento de componentes do trator, preparação para o trabalho, manutenção preventiva e adequação trator/implemento.

Segundo Baratieri, a receptividade ao trabalho realizado com os alunos é excelente. “O interesse demonstrado nos indica que a Agptea está no caminho certo no sentido de colaborar com a melhoria da formação dos técnicos em agropecuária das nossas escolas agrícolas”, observa.

Fonte: AgroEffective Por Rejane Costa