Café – Déficit global pode estar próximo

Viciado em café? Talvez seja o momento de armazenar sua marca preferida ou começar a se livrar do suco de java, porque um déficit global de café pode estar chegando.

Um novo relatório divulgado no início desta semana pela Organização Internacional do Café (OIC) constatou que o consumo de café deverá superar a produção em breve.

Isso significa que pode haver um déficit de cerca de 502.000 sacas de café no ano de produção de 2019-2020, de acordo com o Relatório de Mercado de Novembro da OIC, que se concentra principalmente em novos dados de outubro e novembro.

As exportações de café caíram em meados de outubro em 13,4% em todo o mundo, devido a “uma mistura de fatores, incluindo padrões climáticos desfavoráveis e preços internacionais baixos prolongados”, o que contribuiu para um “declínio nos embarques em todas as regiões”, de acordo com o relatório.

As exportações globais em outubro registraram quase 9 milhões de sacas – o nível mais baixo de um mês para as exportações desde setembro de 2017. Os embarques de todos os tipos de café caíram em outubro, quando comparados ao mesmo período de 2018. A taxa de queda foi diferente dependendo da variedade de café e de onde é transportada, com algumas remessas de grãos caindo apenas 9% e outras caindo até 23%.

A única variedade de grãos de café que escapou do declínio foi o Arábica Leve Colombiano, que teve um aumento de 13,5%, algo que o relatório atribuiu à depreciação do Peso em relação ao dólar.

Na Ásia e Oceania, uma queda de 23% nas exportações foi acompanhada de várias causas potenciais. No Vietnã, os agricultores atrasaram a venda de seus grãos de café “devido aos baixos preços domésticos do café”, enquanto a produção na Índia foi afetada por padrões climáticos como fortes chuvas e inundações, além do aumento da incidência de um inseto chamado broca-caule branca, que pode estrague as lavouras de café colocando ovos na casca.

A América Central também lutou. Honduras – o maior produtor de grãos arábica da América Central – foi afetada por uma seca severa que levou o governo a declarar uma emergência nacional em setembro, o que resultou em uma queda de 25% nos embarques. A Costa Rica teve uma queda impressionante de 66% nos embarques em outubro, dando a eles o menor volume mensal de exportação em quase 40 anos.

Na África, um declínio nas remessas de arábica do Uganda foi compensado por um aumento nas exportações de Robustas. Os membros da OIC representam 98% da produção mundial de café.

A queda global da produção foi prevista pela primeira vez no relatório de outubro da OIC, mas não foi até o relatório de novembro que um déficit foi previsto.

Não está claro exatamente quando isso pode acontecer e o quanto isso pode afetar os preços do café. O relatório de novembro, que também afirmava que o valor médio global do café havia atingido uma alta de 12 meses, descreveu o déficit futuro como “pequeno”.

E, embora o nível mensal de remessas tenha caído em comparação com as exportações de queda do ano passado, alguns países viram um boom geral em suas exportações totais.

O Brasil, responsável por pouco mais de um terço de todas as exportações de café em outubro, está em um nível recorde de 23,62 milhões de sacas de café exportadas até agora este ano.

Fonte: CTV News/Canadá Por Alexandra Mae Jones

Crédito: DP Pixabay