Desempenho das carnes na primeira quinzena de maio

As exportações de carnes fecharam a primeira metade do mês (1 a 14, dez dias úteis) assinalando, pela média diária, resultado negativo na receita cambial tanto em relação ao mês anterior (redução de 1,1%) como em relação ao mesmo mês do ano passado (redução de 0,7% sobre maio de 2015). Tudo porque a receita da segunda semana do mês (8 a 14) apresentou queda de quase 5% em comparação à semana anterior.

Isso, porém, não sinaliza resultados negativos para maio. Ao menos por ora. É que o corrente mês tem um dia a mais que abril passado e maio de 2015. Daí os resultados atuais projetarem para as três carnes, em relação ao mesmo mês do ano passado, aumento de receita que varia entre 6% e 9%.

Já comparativamente ao mês passado, a carne de frango (e só ela) apresenta tendência de redução tanto no volume como na receita cambial. A despeito de o preço médio do produto continuar em valorização. E isso tende a fazer com que os recuos sejam pouco significativos, repetindo-se, aproximadamente, os mesmos bons resultados de abril passado.

Avisite