Destaque em prova de eficiência alimentar, Touro 3.0 da Agronova é contratado pela Alta Genetics

Destaque em prova de eficiência alimentar, o Touro 3.0 da Agronova (Sherlock x Backup) acaba de ser contratado pela Alta Genetics, após apresentar uma conversão alimentar de três quilos de matéria seca para cada quilo de ganho de peso, muito próximo da conversão alimentar de suínos. O animal, que em breve terá seu sêmen disponível, é resultado de um trabalho de seleção realizado pelo diretor técnico, Argeu Silveira.

“O nome 3.0 da Agronova dado para o animal é decorrente ao resultado verificado durante a prova de eficiência alimentar, que se aproxima da conversão alimentar de suínos, este animal converteu três quilos de matéria seca para cada quilo de ganho de peso (75% de silagem de capim e 25% de concentrado), sendo destaque absoluto para essa característica de extrema importância e responsável por 70% do custo de um boi comercial e 80% de um boi confinado”, explica o diretor técnico da Agronova Nelore, Argeu Silveira.

O animal possui MGTe (Mérito Genético Total Econômico) de 22,25, sendo TOP 0,1 % genômico na ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). Além disso, seu equilíbrio se destaca nas 35 DEPs (Diferença esperada na progênie) disponíveis.

A Agronova Nelore faz parte de um grupo restrito de propriedades no país a possuir uma estrutura independente com três módulos para as mensurações de eficiência alimentar, com capacidade para 840 animais avaliados ao ano. O investimento é justificado por sua meta de torna-se referência na produção de genética diferenciada, a partir de animais precoces, ganhadores de peso e eficientes em consumo.

Além da eficiência alimentar, a empresa investe em outras ferramentas de seleção como: ultrassonografia de carcaça, ultrassonografia de testículos (identificação de machos super precoces), teste de progênie, maciez da carne, utilização de índices econômicos, acasalamentos programados, variabilidade genética e genômica em todas as etapas de seleção.

Na safra 2017 a média de MGTe da Agronova ficou acima de 18 pontos percentuais (TOP 1%), classificação que a colocou entre as melhores fazendas da ANCP no índice nacional, com extensa lista de 30 animais jovens ranqueados. Toda essa genética vista na Agronova é utilizada, inclusive, para abastecer o projeto de gado comercial da empresa.

Marca própria

No ano de 2017 a Agronova lançou a marca Nelore Profit, um pacote de tecnologias em que disponibiliza animais registrados (PO) com avaliação genética da ANCP e do PMGZ, ceipados e genotipados. O objetivo é ofertar ao mercado, cada vez mais exigente, animais com a máxima garantia e com uma comprovação de superioridade genética, atendendo todos os tipos de preferência, touro PO ou CEIP no mesmo pacote.

Fonte: Assessoria de Imprensa Agronova Nelore