Dia de queda no mercado brasileiro de soja

As cotações da soja tiveram nesta quinta-feira (24.05) um dia de quedas de preços no mercado físico brasileiro, influenciado pelas perdas das cotações de Chicago. De acordo com os índices do Cepea, feitos junto aos diversos participantes do mercado, em média os preços desceram 0,15% nos portos e 0,30% no interior do País.

Segundo o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, por mais que o dólar tenha fechado em alta de 0,64% nesta quinta-feira, esta alta foi compensada pela queda de 0,33% das cotações em Chicago e de forte pressão sobre os prêmios da soja brasileira, que estão se aproximando rapidamente dos prêmios da soja americana (menores).

“Com isto, os preços da soja brasileira nos portos recuaram -0,15% no dia, elevando para 0,55% as perdas no mês e -0,30% no interior, elevando as perdas mensais para -1,39%, segundo o Cepea. Embora ainda não haja nada de concreto, o sentimento geral do mercado é que realmente a China voltará a comprar soja americana em volumes expressivos, o que inutiliza os altos prêmios da soja brasileira, que cada vez mais se aproximam dos prêmios da soja americana, na exata medida em que as cotações de Chicago sobem”, diz Pacheco.

Com isto, explica ele, afrouxa aquela forte demanda inicial sobre a soja brasileira que fez os prêmios em nossos portos explodirem no início de abril passado: “Decepção maior sofreram as indústrias moageiras, uma vez que, além dos fatores acima descritos, tiveram interrompidos o seus abastecimento e o seus escoamentos durante toda esta semana, diante da greve dos caminhoneiros, motivo pelo qual tiveram queda maior no preço”.

“Com isto, os lucros dos agricultores brasileiros tiveram leve queda, embora ainda se mantenham elevados. Nossa recomendação continua sendo a de se aproveitar os bons níveis ainda existentes, para esta e para a próxima safra”, conclui.

Fonte:  AGROLINK –Leonardo Gottems

Imagem créditos: Foto: Divulgação