Dicas para aumentar a produtividade com cultivo protegido

 

Veja o que você precisa priorizar na hora de desenvolver um projeto

São Paulo, novembro de 2020 – Para oferecer mais segurança ao cultivo e assegurar boas safras, o cultivo protegido é a opção ideal. O uso de estufas bem planejadas e com material de elevada qualidade viabiliza a produção constante e com excelência.

Um exemplo é a produção de FLV (frutas, verduras e legumes), como explica Guga Rios, gerente comercial da Tropical Estufas.  “Chuvas, granizo e frio podem acarretar em inúmeras doenças”, diz. De acordo com Guga, tais complicadores aumentam o custo de produção e podem até levar à perda total da safra.

Com o desenvolvimento de um projeto que contempla o cultivo protegido, contudo, a produtividade está garantida, com custos reduzidos. “A tecnologia do cultivo protegido permite produzir o ano todo, aproveitando a entressafra de produtos em campo aberto”, diz.

O cultivo protegido oferece recursos para regular incidência de luz solar, temperatura ambiente, umidade, entre outros fatores, de modo a adequá-los às necessidades de cada cultivo. Ao criar um microclima específico, protegendo-o contra intempéries da natureza, as plantas crescem mais saudáveis e vigorosas. “A tecnologia das estufas agrícolas permite o aumento do lucro para os produtores, ao garantir um cultivo saudável e estável. Hoje, existe, por exemplo, estufa com resistência a ventos de até 100 km/h”, exemplifica Guga Rios.

Agricultura Familiar –  O cultivo protegido tem ajudado muito a agricultura familiar. “Antes, o produtor rural plantava em campo aberto, em uma grande área. Migrando para a estufa agrícola ele consegue cultivar em uma área até 70% menor”, diz. A lucratividade, portanto, aumenta, devido à maior produtividade, à redução da mão de obra e ao menor consumo de insumos.

“Dentre os principais benefícios do cultivo protegido, estão o aumento da produtividade, aumento do valor agregado, a produção a longo período e o baixo consumo de agrotóxico, que até pode ser zerado no sistema orgânico. Cultivos de hortaliças em geral, tomates, pimentões coloridos e flores já fazem uso do cultivo protegido e obtém excelentes resultados”, finaliza Guga Rios.

Fonte: Ação Estratégica Comunicação