Dinapec 2019: Senar/MS promove ações de difusão de tecnologias para o agro

Categoria Geral - 10 de fevereiro de 2019

O Sistema Famasul estará presente com variada programação durante os três dias da Dinapec, que acontece de 20 a 22 de fevereiro, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. Esse é o terceiro ano consecutivo que a instituição é correalizadora do evento.

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, reforça a importância da iniciativa: “A parceria nos eventos de difusão de tecnologia é fundamental para que os produtores e os técnicos que trabalham junto ao Senar/MS possam se apropriar das novidades desenvolvidas pela Embrapa e, assim, levar essas tecnologias para as propriedades, aumentando a produtividade e a lucratividade, sem perder o foco na sustentabilidade das atividades”, destaca o presidente.

A diretora técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt, explica que nos três dias de evento o Senar/MS oferecerá várias oportunidades para atualização de conhecimentos. “Além das oficinas práticas de utilização de drones e de como conduzir plantas frutíferas em vasos, haverá o giro tecnológico da assistência técnica e gerencial, um encontro exclusivo pensado para o jovem do agro, além de atendimento odontológico gratuito”.

O destaque da programação do Senar/MS na Dinapec são os giros tecnológicos, que vão destacar o trabalho dos programas de assistência técnica e gerencial (ATeG) com assuntos variados como “Adubação verde e controle biológico na horticultura” e “Pecuária Leiteira – Conservação de forragem: feno e silagem”. Eles acontecerão nos três dias e em dois horários, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Encontro de Jovens – A Dinapec também será sede do Encontro de Jovens que traz o tema “Jovens, o Agro e o Futuro. Como os Jovens estão se preparando para o futuro?”. A iniciativa é da Comissão Famasul Jovem e acontece no dia 22 de fevereiro, a partir das 14h, na tenda principal da Dinapec.

A presidente da Comissão, Roberta Maia, explica a dinâmica do encontro: “O evento tem o formato de um painel, com três palestrantes. Cada um deles trata de uma temática importante para a preparação do jovem no agro. Após as explanações há uma rodada de perguntas para a interação dos participantes”, detalha Roberta.

No painel, Miriam e Marcelo Cerutti vão apresentar a palestra “Carreira Profissional: Como me preparar”. Já Márcio Peruchi vai destacar “Como Podemos nos comunicar em tempos de revolução digital” e Xico Graziano vai abordar “Os jovens do agro frente aos desafios de um Brasil em transformação”.

Responsabilidade Social – Uma das novidades da participação do Sistema Famasul na Dinapec 2019 é a oferta de atendimento odontológico gratuito aos participantes e colaboradores da Embrapa, com a unidade móvel do projeto Pingo D’Água, do Senar/MS. Serão realizados até 27 atendimentos diários, por ordem de chegada, durante todo o período da feira. Entre os serviços oferecidos estão a extração, limpeza, aplicação de flúor, restauração de resina e amálgama.

A diretora técnica do Sistema Famasul ressalta a relevância do evento para produtores e técnicos: “Os 140 técnicos de campo que atuam nos programas de assistência técnica e gerencial do Senar/MS estarão presentes. É o momento de adquirir novos conhecimentos e conhecer as novas tecnologias que serão repassadas aos mais de 2.500 produtores assistidos por nós mensalmente. Como forma de complementar o aprendizado, os alunos do Curso Técnico em Agropecuária, que estudam no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar/MS, localizado na Embrapa Gado de Corte, também estarão presentes”.

Fonte: Embrapa

Outras Notícias