Dividido entre a oferta e a demanda, mercado da soja caminha de lado nesta 2ª feira em Chicago

Após a última semana agitada e de baixas de mais de 3% acumuladas na Bolsa de Chicago, os futuros da soja começam esta semana operando com estabilidade. No pregão desta segunda-feira (13), por volta das 7h30 (horário de Brasília), o vencimento março – já em seus últimos dias – subia 0,75 ponto, o maio/17 – o mais negociado neste momento – não apresentava variações e era cotado a US$ 10,06 por bushel, enquanto o julho/17 perdia 0,25 ponto e o agosto/17 subia 1,50 ponto, para US$ 10,18.

Segundo explicam analistas internacionais, o mercado internacional ainda se divide entre as grandes projeções de oferta que já conhece, o grande potencial de demanda com o qual conta a commodity, além do planejamento da safra 2017/18 dos Estados Unidos, o que vem ampliando seu espaço entre os negócios a partir deste momento, principalmente as informações que chegam do cenário climático.

No quadro financeiro, o dólar index recua 0,26% nesta manhã de segunda-feira, batendo nos 101,12 pontos. Já na Ásia, a China se destaca e registra, neste início de semana, as maiores altas em três semanas no mercado acionário diante de boas avaliações sobre a economia. Segundo o o diretor do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado, Li Wei, a economia da nação asiática está em “uma base mais estável”.

Ainda nesta segunda-feira, chegam os números atualizados dos embarques de soja norte-americanos a serem reportados no boletim semanal do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). No acumulado da temporada, até a última semana, os embarques já somavam 44.312,383 milhões de toneladas.

Fonte: Notícias Agrícolas