Dólar avança ante real olhando exterior antes de votação da Previdência na CCJ (REUTERS)

O dólar avançava ante o real nesta terça-feira, acompanhando o movimento externo antes da votação da admissibilidade da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, prevista para começar às 14h30.

Às 10:34, o dólar avançava 0,35 por cento, a 3,9465 reais na venda.

Na véspera, a divisa norte-americana fechou com variação positiva de 0,08 por cento, a 3,9328 reais na venda.

O dólar futuro subia 0,25 por cento neste pregão.

A análise do novo parecer pela admissibilidade da reforma da Previdência na CCJ nesta tarde concentra a atenção de investidores neste pregão, que optam por manter a cautela antes da votação.

“Investidores estão ‘vacinados’ e preparados para eventuais contratempos por parte da oposição, que ainda ontem sofreu uma derrota no STF, instância que negou ação do PSB pela suspensão da votação da PEC em questão”, afirmou a corretora H.Commcor, em nota.

Negociado desde a última quarta-feira, quando a comissão encerrou a dicussão da proposta, o texto deve trazer alterações demandas pelo centrão, como o fim da extinção da multa de 40 por cento do FGTS na demissão sem justa causa de aposentados, e a retirada da exclusividade do Poder Executivo para propor mudanças na reforma.

O centrão também negociava a chamada desconstitucionalização de alterações na Previdência, que abre o caminho para que novas mudanças previdenciárias possam ser feitas por leis complementares, e, com menos chances mudança no abono salarial —que tem forte impacto fiscal.

A previsão original era que a PEC da Previdência fosse votada na CCJ na semana passada, mas diante da ameaça real de sofrer uma derrota no colegiado e da aliança pontual entre partidos do centrão e a oposição, o governo acenou com alterações no texto da proposta e prometeu analisar as indicações a cargos de segundo escalão.

Enquanto não há decisão na CCJ, o que pode ocorrer apenas após o fechamento do mercado, e na ausência de outros fatores internos que possam fazer preço, investidores locais se voltam para o exterior e as negociações passam a acompanhar o movimento externo, explicou o analista de câmbio da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva Filho.

“Um fator importante que não está nas notícias é o desconto que o euro está tendo (ante o dólar) em função das sessões em que os mercados ficaram fechados por lá”, disse o analista.

“Além disso, esse movimento vem sendo potencializado pelo exterior negativo no dia de hoje. Há um sentimento de aversão ao risco”, afirmou ele, citando a decisão dos Estados Unidos de encerrar as isenções sobre as exportações de petróleo do Irã.

O dólar avançava cerca de 0,4 por cento ante uma cesta de moedas, enquanto o euro perdia 0,4 por cento contra o dólar.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 5,350 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de maio, no total de 5,343 bilhões de dólares.

Por: Laís Martins