Durante encontros regionais, especialista e produtores debatem mercado da carne bovina

Manejo, comercialização, gestão e aproveitamento máximo das oportunidades no mercado da carne bovina são alguns dos temas que, juntos, pretendem atrair produtores interessados em manter a excelente valorização do alimento e elevar as margens de lucro que vêm sofrendo quedas. Com foco na parte comercial, técnicos, analistas e os próprios produtores fecharam uma programação que pretende atrair cerca de 800 criadores de gado ao longo de duas semanas.

A partir desta terça-feira (10), na Cidade de Goiás, produtores goianos que vivem da pecuária de corte terão acesso a informações sobre o mercado da carne bovina. Trata-se dos Encontros Regionais de Pecuária de Corte 2015, cujo circuito é composto por oito municípios goianos e o cronograma segue até o próximo dia 20, em Ipameri. Os eventos, realizados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), objetivam mostrar ao produtor a importância de aproveitar o momento – venda do rebanho e compra de animais para reposição – que é propício para iniciar um planejamento anual da atividade.

Segundo a assessora técnica da Faeg para área de pecuária de corte, Christiane Rossi, a intenção da entidade é orientar o produtor dentro de um cenário de custos mais elevados e supervalorização dos animais de reposição. “Se o produtor não souber aproveitar os momentos de compra e de venda, buscar momentos de comercialização, não conseguirá se manter no mercado”, completa.

Compõem a programação temas como mercado, cenário econômico – tanto local quanto internacional -, potencialidade de exportação, o tipo de gestão mais adequado para cada tipo de negócio, a forma e a maneira de comercializar os animais, entre outros pontos que são dúvidas frequentes dos produtores. Para tirar a vontade que Faeg e Senar têm de orientar cada vez mais produtores, as entidades contam com o apoio dos respectivos Sindicatos Rurais (SRs) e do Instituto Inovar.

O circuito é composto por oito municípios – Cidade de Goiás, Porangatu, Nova Crixás, Posse, Caiapônia, Mineiros, Itarumã e Ipameri – representativos na pecuária de corte em Goiás. Falando a língua dos produtores, o médico veterinário e analista de mercado Rodrigo Albuquerque fica responsável por ministrar a palestra “Cenário Econômico e Perspectivas para a Pecuária de Corte”.

Por: Michelle Rabelo