Educação ambiental ganha destaque em ações de cooperativa para professores

Atividades como palestras sobre descarte correto do lixo tiveram apoio do Projeto Sala Verde da Educredi em 2019

O Projeto Sala Verde é uma das principais ações de sustentabilidade desenvolvidas pela  Cooperativa de Crédito dos Professores Educredi, que está em atividade há 17 anos. A partir desta iniciativa, coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, a cooperativa leva para as escolas oficinas de educação ambiental. Conforme o diretor presidente da Educredi, Elson Geraldo De Sena Costa, por meio do apoio dos professores o projeto tem continuidade nas salas de aula. Explica que existe um fundo criado pelas cooperativas para investimento em projetos desta natureza.

Em 2019, o Projeto Sala Verde Padre Amstad, como é chamado, esteve presente em diversas iniciativas. De junho a setembro, representantes da Educredi participaram de palestras e oficinas em 13 escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre voltadas à rede de ensino fundamental e médio. Além da capital, foram contemplados os municípios de Viamão, Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Alvorada, Nova Santa Rita e Gravataí. As ações envolveram cerca de 154 professores e 410 alunos.

Em junho, na Universidade La Salle, em Canoas, foi realizado o 1º Seminário de Educação Ambiental Educredi, como uma efetiva participação dos  convidados. Na oportunidade, ocorreu também o lançamento da cartilha “Educação Ambiental: atividades práticas alinhadas aos ODS”, que aproximou a teoria da prática e foi bem recebido pelo público.

No segundo semestre, a separação de lixo orgânico e reciclável foi outro tema que ganhou força com a participação da Educredi no evento “Vira Feitoria!”, que teve por objetivo conscientizar a comunidade do bairro Feitoria, localizado em São Leopoldo (RS), sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. A iniciativa é da Cooperfeitoria, uma cooperativa de catadores, juntamente com a Cooperativa Univale, e parceria da Educredi e da empresa Apoena Socioambiental.

A participação da Educredi no “Vira Feitoria!” Foi muito importante para a ampliação das ações de Educação Ambiental desenvolvidas em três escolas do bairro: EMEF Dr. Osvaldo Aranha, EMEF Olímpio Vianna Albrecht e EEEM Caic Madezatti. Cada escola teve uma turma que, por meio de oficinas, construiu uma apresentação baseada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e que foi mostrada no “Mini Festival da Sustentabilidade” durante o evento ocorrido em novembro.

As ações da Sala Verde da Educredi no “Vira Feitoria!” Ajudaram a promover a educação ambiental por meio da aproximação entre as cooperativas de triagem de resíduos sólidos e a comunidade escolar do bairro. Representantes da cooperativa participaram de palestras no comércio e nas escolas, tendo como uma das abordagens o Lixo Zero. Em novembro, a Educredi também apresentou aos professores alguns dados sobre a cooperativa em encontro na escola Dr. Osvaldo Aranha.

A equipe da Apoena Socioambiental salientou a parceria de muitas instituições e pessoas para as ações do “Vira Feitoria!”. “A Educredi se constitui como uma das parceiras centrais que, além de acreditar na proposta, fez o aporte de recursos que viabilizaram a realização deste sonho”. O evento passará a ser anual e já conta com a participação da cooperativa para mais uma edição em 2020. Para este ano estão previstas duas palestras Lixo Zero com merendeiras, cozinheiras e serventes das escolas municipais de São Leopoldo.

Fonte: AgroEffective/ Rejane Costa