Em Chicago, mercado da soja opera em alta nesta 5ª feira diante da recente queda do dólar

Nesta quinta-feira (16), o mercado da soja recupera parte das baixas registradas na sessão anterior e opera em campo positivo. Por volta das 7h55 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 5,75 e 7,25 pontos, com o maio/17 valendo US$ 10,05 por bushel. Essa retomada das cotações já era esperada por parte dos analistas e consultores de mercado.

De acordo com especialistas internacionais, a recente queda do dólar em função do anúncio do Federal Reserve de menos correções dos juros nos EUA ao longo do ano parece estar dando algum suporte para os preços nesta manhã de hoje, uma vez que ontem, os traders não tiveram o tempo necessário para repercutir o movimento da moeda até o fechamento do mercado. O index chegou a menos de 100,5 pontos e atingiu seu menor nível em um mês.

Além disso, lembram ainda ainda que um dólar mais baixo acaba favorecendo as exportações dos produtos norte-americanos, na medida em que deixa o dos concorrentes menos competitivos e também contribui para o avanço do mercado. Dessa forma, a atenção ao mercado financeiro deve estar redobrada nesta quinta, e o macrocenário influenciando nos preços um pouco mais. Na manhã de hoje, o dollar index subia 0,10% frente a uma cesta de moedas e chegava aos 110,46 pontos.

Nesta quinta também chegam os novos números das vendas semanais para exportação dos EUA pelo boletim do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Na última semana, o reporte mostrou que as vendas acumuladas na temporada já chegam a 52,988 milhões de toneladas, contra pouco mais de 42 milhões da safra anterior.

Fonte: Notícias Agrícolas