Emater marca presença no 12° Seminário Jovens Talentos com oito projetos

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participará do 12° Seminário Jovens Talentos, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão e Sociedade Entomológica do Brasil entre os dias 27 a 29 de junho, em Santo Antônio de Goiás (GO). Oito trabalhos de pesquisa e extensão rural conduzidos por estagiários sob orientação de pesquisadores da Emater estão inscritos no evento.

O gerente de Inteligência Territorial da Emater, Guilherme Resende Oliveira, orientou dois projetos selecionados para participar do seminário. O gestor comentou como se deu o desenvolvimento dos estudos, “os estudantes estão sendo os protagonistas na elaboração do trabalho, os orientadores estão apenas dando um guia, já que normalmente os acadêmicos não têm experiências em projetos científicos”.

Promovendo Iniciação Científica

Os oito trabalhos selecionados da Agência representam ideias inovadoras que buscam captar melhorias e aprendizados no desenvolvimento da extensão rural e pesquisa agropecuária em Goiás.

Para Guilherme Resende, a participação no evento irá auxiliar na divulgação dos trabalhos da Emater, além de estimular os próprios estagiários na elaboração de estudos e permitir intercâmbio de conhecimentos.

A estudante de ciências econômicas e estagiária da Inteligência Territorial da Emater, Raquel Morais de Melo foi uma das selecionada para participar do Jovens Talentos. A respeito do trabalho, “Sistema de Monitoramento e Avaliação da Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater Goiás”, a estudante ressaltou que o projeto busca aprimorar os sistemas da Agência para uma melhor tomada de decisão e para alcançar melhores resultados.

Jovens Talentos

O Seminário tem como objetivo promover a oportunidade de treinamento e fomentar a formação técnico-científica de estudantes em nível de graduação e pós-graduação. O Jovens Talentos contribui ainda com o desenvolvimento das habilidades de comunicação, em pesquisa e extensão rural para públicos qualificados e promove um universo de possibilidades.

O Jovens Talentos conta com mais de 20 pesquisas divididas em apresentações orais e pôster. Durante o evento, os trabalhos serão espalhados em vários pontos estratégicos dentro da Embrapa Arroz e Feijão.

 Os projetos serão julgados por uma comissão avaliadora onde serão selecionados três trabalhos nas categorias oral e pôster. Os primeiros colocados em cada categoria receberão um certificado especial e um objeto-prêmio. Todos os participantes com apresentação de trabalho serão devidamente certificados.

Os trabalhos serão publicados pela Embrapa em documento impresso e digital contendo a memória técnica dos participantes da 12º Seminário Jovens Talentos.

Produções da Emater:

Título do pôster: Produção In Vitro de Mudas de Banana Maçã em Diferentes Concentrações de 6-Benzilaminopurina e Cinetina

Estagiário: Anna Carolina Neve

Orientador: Maurízia de Fátima Carneiro

Título do pôster: Atual Cenário da Agricultura Orgânica no Estado de Goiás

Nome do estagiário: Carlos Eduardo Félix da Silva

Nome do orientador: Guilherme Resende Oliveira

Título do pôster: Sistema de Monitoramento e Avaliação da Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater Goiás

Nome do estagiário: Raquel Morais de Melo

Nome do orientador: Guilherme Resende Oliveira

Título do pôster: Dimensões e Alcances do Programa de Crédito ABC no Estado de Goiás

Nome do estagiário: Pedro Henrique Sviercoski Ferreira

Nome do orientador: Fernando Moreira de Araújo

Título do pôster: Reação de Genótipos de Soja ao Nematoide Heterodera glycinesRaça 3

Nome do estagiário: Lídia Santos Ozório

Nome do orientador: Lorenna Lopes de Sousa

Título do pôster: Frequência de Aplicação de Ascophyllum nodosum e Seu Impacto Sobre Características Físicas em Soja

Nome do estagiário: Rodrigo Taveira da Silva e Lucas Silva Oliveira

Nome do orientador: Taís Ferreira de Almeida

Título do pôster: Efeito de Extratos Vegetais no Crescimento Micelial e Esporulação de Colletotrichum truncatum

Nome do estagiário: Fellipe Kennedy A. Cantareli

Nome do orientador: Taís Ferreira de Almeida

Título do Pôster: Incidência de insetos polinizadores em diferentes linhagens de abóbora verde sob sistema de cultivo orgânico

Nome do estagiário: Thaís Ramos Carvalho

Nome do orientador: Valdivina Lucia Vidal

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater

Texto: Matheus Alves

Foto: Divulgação / Emater