Emater/RS-Ascar promove ação da Semana da Alimentação em Passo do Sobrado

Agricultura - 11 de outubro de 2018

Com o tema “Alimento saudável ao seu alcance? hortas urbanas” acontece, no período de 15 a 21 de outubro, a Semana da Alimentação

Com o tema “Alimento saudável ao seu alcance? hortas urbanas” acontece, no período de 15 a 21 de outubro, a Semana da Alimentação. Em Passo do Sobrado, a Emater/RS-Ascar, em parceria com o grupo de feirantes, realiza na sexta-feira da próxima semana (19/10), na Feira Rural, uma ação com foco no aproveitamento integral dos alimentos. A atividade tem como objetivo alertar a comunidade sobre a importância do consumo e do aproveitamento de todas as propriedades nutritivas de alimentos saudáveis. Durante a manhã serão distribuídas amostras de sal temperado e informações sobre alimentação saudável, bem como degustação de receitas à base de aproveitamento integral de alimentos.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Ana Claudia Miotto, destaca que a alimentação saudável é aquela preparada com alimentos em variedade e quantidades adequadas às necessidades do organismo. “Comer bem não significa comer muito ou pouco. Nossa nutrição está relacionada ao tipo de alimentos que ingerimos”, explica.

A quantidade ideal de alimentos para cada organismo é aquela que repõe as perdas de energia e é formada por diferentes tipos de nutrientes, como proteínas, vitaminas, gorduras, carboidratos, minerais e água. Já no que se refere à qualidade dos alimentos, Ana explica que “qualidade é dispor nas refeições de uma variedade de alimentos, com diferentes nutrientes. É necessário o equilíbrio entre qualidade e quantidade, respeitando as necessidades de cada pessoa e o acesso aos alimentos que ela possui”, ressalta a extensionista.

Uma boa alternativa para as famílias é a construção e manutenção de hortas domésticas. “As hortas são uma ótima opção para se ter um alimento saudável. Assim como no meio rural, no meio urbano é possível cultivar verduras, frutas e legumes para o consumo das famílias”, orienta Ana. Outra opção é a participação da comunidade em feiras rurais, como a realizada em Passo do Sobrado às sextas-feiras, das 6h às 11h, ao lado da praça municipal. A Feira conta com uma variedade de frutas e verduras produzidas com responsabilidade pelos agricultores do município, que têm investido em qualificação para melhor produzir e também como alternativas de renda para as famílias e estímulo para a permanência dos jovens no meio rural.

Fonte: Emater-RS

Outras Notícias