Emater/RS-Ascar promove Dia de Campo sobre soja

Acontece na quarta-feira (30/01), a partir das 13h30, na propriedade do agricultor Rogério Koenig, município de Mormaço, o Segundo Dia de Campo Sobre Soja. No evento, agricultores e técnicos da área irão conhecer os resultados obtidos com o trabalho desenvolvido na Unidade de Referência Técnica (URT) sobre soja e solos que foi implantada na propriedade desde 2014.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 100 pessoas. Para participar não há necessidade de inscrição prévia. Contudo, agricultores de municípios vizinhos devem procurar os respectivos escritórios da Emater/RS-Ascar para viabilizar o deslocamento.

Durante a atividade serão apresentadas ao público quatro estações: uma delas vai tratar sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP), outra sobre semeadura de milho e soja com uso de haste sulcadora profunda em solos compactados, a terceira de tecnologia da aplicação e na quarta os participantes vão receber informações a respeito da legislação e armazenagem de produtos fitossanitários.

O Dia de Campo sobre soja é promovido pela Emater/RS-Ascar e conta com o apoio da Embrapa, Coagrisol, Massey Ferguson e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

No município de Mormaço são cultivados nesta safra (2018/2019) 8.800 hectares de soja, envolvendo cerca de 150 famílias na produção do grão. O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Dalvo Roberto Arcari, explica que as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento das lavouras do município. “Apesar do estabelecimento das lavouras não ter sido conforme esperado, a expectativa é boa. As chuvas regulares e em boa quantidade trouxeram tranquilidade aos produtores, proporcionando bom desenvolvimento vegetativo e compensação de parte das falhas de emergência através das ramificações laterais”, avalia.

Já na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade a área cultivada com o grão é de 422 mil hectares e, segundo o assistente técnico regional da área de Produção Vegetal, Josemar Parise, a produtividade prevista é de três toneladas por hectare.

Fonte: Emater-RS